A avaliação em um discurso do presidente Michel Temer: uma análise a partir dos recursos de gradação

Auteurs

  • Gessélda Somavilla Farencena Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Marli Ferraz dos Santos Colégio Estadual Tancredo Neves, Santa Maria, RS

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148532094

Mots-clés :

Avaliatividade, Subsistema de gradação, Discurso do Presidente Michel Temer

Résumé

O presente trabalho é o resultado de uma análise do discurso do Presidente da República, Michel Temer, proferido durante a cerimônia de comemoração do Dia Internacional da Mulher de 2017. A questão principal deste estudo foi verificar como os recursos de gradação contribuíam para a construção da avaliação e para a caracterização do discurso quanto ao grau de envolvimento do Presidente. Nesse intuito, adotamos como principal aporte teórico o Sistema de Avaliatividade (WHITE, 2004; MARTIN; WHITE, 2015), de modo especial o subsistema de gradação.  Resultados mostraram a predominância de recursos de gradação do tipo força intensificação que contribuíram para construir a ideia de assertividade do discurso.

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Gessélda Somavilla Farencena, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Letras/Português, com Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria. É Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria, além de atuar como docente no Curso de Letras UAB/UFSM.

 

Marli Ferraz dos Santos, Colégio Estadual Tancredo Neves, Santa Maria, RS

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e Pós-Graduação em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação pela UFRGS (2017). Atualmente é professora vinculada à Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul, além de atuar como tutora a distância do Curso de Letras - Português da Universidade Aberta do Brasil UAB/UFSM.

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2018-04-10 — Mis à jour le 2023-05-16

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Farencena, G. S., & Santos, M. F. dos. (2023). A avaliação em um discurso do presidente Michel Temer: uma análise a partir dos recursos de gradação. Letras, (56), 109–122. https://doi.org/10.5902/2176148532094 (Original work published 10 avril 2018)