Do Ut pictura poesis à narrativa de Clarice Lispector

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148523553

Palavras-chave:

Ut pictura poesis, Literatura e pintura, Narrativa moderna, Pintura moderna, Clarice Lispector

Resumo

Este trabalho recupera a discussão sobre o Ut pictura poesis, focaliza a comparação entre literatura e pintura modernas e propõe relação com os textos “Romance” e “Escrever, humildade, técnica”, de Clarice Lispector, publicados na primeira edição da obra A legião estrangeira (1964).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma Santana Siqueira, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG

Joelma Santana Siqueira é doutora em literatura brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2008). Estágio Pós-doutoral na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2014-2015) com bolsa CAPES. Professora efetiva da graduação na Universidade Federal de Goiás/Campus Avançado de Jataí (2001-2004) e professora efetiva da graduação (2004...) e da pós-graduação (2012...) na Universidade Federal de Viçosa, onde tem desenvolvido projetos de pesquisa, ensino, extensão e cultura. Desenvolve e orienta pesquisa sobre narrativa moderna; poesia moderna; estudos interartes; e espaço na literatura, com publicações de artigos e capítulos de livros sobre esses assuntos. Membro do corpo editorial da Revista Gláuks e do conselho consultivo de diferentes periódicos acadêmicos. Coordenadora do projeto de Letras do Programa de Licenciaturas Internacionais/CAPES (2012-2014). Coordenadora do projeto de Letras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência/CAPES (2012-2014). Coordenadora do Projeto de Extensão e Cultura - Cine DLA/UFV (2010-2014). 

Referências

AUERBACH, Erich. Mimesis – a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1971.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernardini. et al. 4ª ed. São Paulo: Editora UNESP, 1998.

BEHNKE, Kerstin. “A crise da representação”. Cadernos do mestrado/literatura. n. 10, Rio de Janeiro: UERJ, 1994.

BENJAMIN, Walter. “O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. Vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BUTOR, Michel. Repertório. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 1974.

CHIPP, Herschel Browning. Teorias da arte moderna. Trad. Waltensir Dutra et al. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

CLÜVER, Claus. “Estudos interartes: conceitos, teorias, objetivos”. Literatura e sociedade, n. 2. São Paulo: Edusp, 1997.

FRANCASTEL, Pierre. Pintura e sociedade. Trad. Elcio Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

FRANK, Joseph. “A forma espacial na literatura moderna”. Revista USP, n. 58. São Paulo, 2003.

GREENBERG, Clement. Arte e cultura: ensaios críticos. Trad. Otacílio Nunes. São Paulo: Ática, 1996.

HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LESSING, Gotthold Ephraim. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. Introdução, tradução e notas Márcio Seligmann--Silva. São Paulo: Iluminuras, 1998.

LICHTENSTEIN, Jacqueline. “O paralelo das artes”. In: A pintura. Vol. 7. Trad. Magnólia Costa. São Paulo: Editora 34, 2005.

LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1964.

LUKÁCS, Georg. Teoria do romance. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Editora 34, 2000.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O espírito e o olho: seguido de A linguagem indireta eas vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne. Trad. Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

MOSER, Walter. “Estudos literários”. Literatura e sociedade, n. 3. São Paulo: Edusp, 1998.

NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre a arte brasileira. São Paulo: Ática, 1996.

NUNES, Benedito. O dorso do tigre. São Paulo: Perspectiva, 1969.

ORTEGA y GASSET, José. A desumanização da arte. Trad. Ricardo Araújo. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. O novo romance francês. São Paulo: Buriti, 1966.

PRAZ, Mário. Literatura e artes visuais. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1982.

SOUSA, Carlos Mendes. Clarice Lispector: figura da escrita. Braga: Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos, 2000. (Coleção Poliedro).

TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

TASSINARI, Alberto. “Quatro esboços de leitura”. In: MERLEAU-PONTY, Maurice. O Olho e o espírito. Trad. Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

WELLEK, René, WARREN, Austin. “Literatura e outras artes”. In: Teoria da literatura. Trad. José Palla e Carmo. Lisboa: Europa--América, 1971.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Siqueira, J. S. (2015). Do Ut pictura poesis à narrativa de Clarice Lispector. Letras, (51), p. 167. https://doi.org/10.5902/2176148523553