DISCURSO, SUJEITO E HISTÓRIA: UM ESTUDO DE ENUNCIADOS SOBRE PROFESSOR

Auteurs

  • Odália Bispo de Souza e Silva
  • Kátia Menezes de Sousa

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148514443

Mots-clés :

Teacher. History. Meaning.

Résumé

Este artigo busca promover uma reflexão acerca dos ditos sobre o professor e sobre a forma como ele foi objetivado no recorte aqui proposto. Nesse caso, colocaremos em evidência as diversas nuances que envolvem a construção das práticas discursivas, procurando reconhecer que essa profissão foi submetida a diferentes concepções, conforme as mudanças que ocorrem nas esferas social, histórica e ideológica de nossa sociedade. Consideramos que, se há mudanças nas práticas sociais, há transformações nos dizeres acerca do professor, o que permite pensar que os atos de linguagem, que manifestam os valores de uma sociedade, são historicizados e movem-se conforme dispositivos socioculturais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2014-06-27

Comment citer

Silva, O. B. de S. e, & Sousa, K. M. de. (2014). DISCURSO, SUJEITO E HISTÓRIA: UM ESTUDO DE ENUNCIADOS SOBRE PROFESSOR. Letras, (48), 339–354. https://doi.org/10.5902/2176148514443

Numéro

Rubrique

Escola, políticas linguísticas e divulgação científica