DO SOCIAL AO ESTÉTICO: NOTAS SOBRE “HILDA FURACÃO”, DE ROBERTO DRUMMOND

Auteurs

  • Lizandro Carlos Calegari

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148511998

Résumé

Hilda Furacão(1991), de Roberto drummond, narra, através de episódios da vida da referida personagem, acontecimentos da história do Brasil na passagem dos anos 1950 e início dos anos 1960, passagem essa que marca uma mudança que vai da suposta idéia de democracia para um momento assinalado pelo autoritarismo da ditadura Militar. Assim, há, no romance, referências à crise brasileira, à miséria de segmentos populacionais devido ao descaso da elite, à troca de governos mal-sucedidos, a movimentos estudantis e da juventude católica, à participação comunista, à prisão de deputados, a assassinato de trabalhadores e de gente ligada à igreja, à decretação de atos institucionais, ao exílio de pessoas perseguidas. Em termos estéticos, o livro é rico em intertextualidades, explora a metalinguagem e a fragmentação. Com isso, a idéia de revolução está presente não somente no aspecto temático, mas, sobretudo, no estético.

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Publiée

2009-06-01

Comment citer

Calegari, L. C. (2009). DO SOCIAL AO ESTÉTICO: NOTAS SOBRE “HILDA FURACÃO”, DE ROBERTO DRUMMOND. Letras, (38), 101–115. https://doi.org/10.5902/2176148511998

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