"Crianceiras" e Manoel de Barros: uma relação transmidiática

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148568075

Mots-clés :

Literatura comparada, Intermidialidade, Transmidialidade, Manoel de Barros, Crianceiras

Résumé

Manoel de Barros é um dos expoentes da poesia pós-modernista brasileira. Suas obras são repletas de musicalidade, figuras de linguagem e “desviação ortográfica” — o idioleto manoelês archaico (BARROS, 1996). Diante disso, Márcio de Camillo propôs musicar alguns poemas de Manoel de Barros, dando origem ao Crianceiras, conjunto de mídias inspirado na poesia de deste autor. Considerando esse panorama, busca-se refletir, a partir de teóricos como Clüver (2006, 2011), Elleström (2017), Rajewsky (2012, 2020), Wolf (2020), entre outros, sobre como os conteúdos transmídias (FECHINE, 2018) do Crianceiras podem modificar a relação do público com a obra de Manoel de Barros.

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Publié-e

2022-12-06

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Batista, C. S., Silva, E. G. da, & Oliveira, P. C. de. (2022). "Crianceiras" e Manoel de Barros: uma relação transmidiática. Letras, 1(63), 225–233. https://doi.org/10.5902/2176148568075