DA NECESSIDADE DE UMA "LITERATURA-MUNDO" NO ENSINO DO FRANCÊS NO BRASIL

Auteurs-es

  • Josilene Pinheiro-Mariz

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148512186

Mots-clés :

World literature. Interculturality. Curriculum. Training

Résumé

Na busca por uma língua francesa de unificação, escritores de diversos continentes reconhecem que a literatura escrita em língua francesa pode operar como um telescópio que aproxima o que parece infinitamente distante. Neste trabalho, discutiremos algumas razões que ressaltam a importância de se estudar a “literatura-mundo”, intentando, assim, mostrar como essa literatura pode incitar e motivar a aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE) na realidade brasileira. Os resultados dessa reflexão confirmam a urgência de se incluir esse tema nos currículos de formação em FLE como um espaço importante para a discussão de questões políticas nos processos de (des)colonização linguística.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2011-06-01

Comment citer

Pinheiro-Mariz, J. (2011). DA NECESSIDADE DE UMA "LITERATURA-MUNDO" NO ENSINO DO FRANCÊS NO BRASIL. Letras, (42), 341–361. https://doi.org/10.5902/2176148512186