A pessoa e suas máscaras: observações sobre o desenvolvimento da noção de pessoa e sobre sua etimologia na história da língua grega
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148584189Keywords:
Pessoa, Grego, Antropologia da LinguagemAbstract
Apresentamos ao linguista brasileiro interessado em uma perspectiva antropológica de linguagem a tradução do texto de Françoise Létoublon sobre a noção de pessoa e sua etimologia na história da língua grega. Essa discussão pode servir para desmistificar certas leituras de que a noção de pessoa adviria diretamente do sentido de “máscara” (teatro grego). A autora advoga, assim, uma leitura mais ampla do desenvolvimento dessa noção, capital para os Estudos Enunciativos.
Downloads
References
Originalmente publicado em: Faits de langues, n°3, Mars 1994. La personne. pp. 7-14. https://www.persee.fr/doc/hel_0750-8069_1989_num_11_2_2302. A presente tradução foi autorizada pela autora.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Letras

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.