A pessoa e suas máscaras: observações sobre o desenvolvimento da noção de pessoa e sobre sua etimologia na história da língua grega

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148584189

Palavras-chave:

Pessoa, Grego, Antropologia da Linguagem

Resumo

Apresentamos ao linguista brasileiro interessado em uma perspectiva antropológica de linguagem a tradução do texto de Françoise Létoublon sobre a noção de pessoa e sua etimologia na história da língua grega. Essa discussão pode servir para desmistificar certas leituras de que a noção de pessoa adviria diretamente do sentido de “máscara” (teatro grego). A autora advoga, assim, uma leitura mais ampla do desenvolvimento dessa noção, capital para os Estudos Enunciativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Françoise Létoublon, Stendhal University

Françoise Létoublon é professora de Literatura Grega e Lingüística na Université Stendhal (Grenoble).

Gabriela Da Costa Franarin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharelanda em Portugues e Frances pela UFRGS.

Bacharela em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Catálise Molecular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no laboratório de química medicinal, com pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso pelo professor doutor Marco Antônio Ceschi, com o trabalho intitulado: "SÍNTESE DE INIBIDORES DE COLINESTERASES CONTENDO OS NÚCLEOS TACRINA, LOFINA, E DERIVADOS DE CARBOIDRATOS, COM POTENCIAL APLICAÇÃO NO TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER.".

Sandra Dias Loguercio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências da Linguagem pela Université Sorbonne Nouvelle (Paris III), Mestre em Teorias do Texto e do Discurso e Bacharela em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora do Departamento de Línguas Modernas (Licenciatura e Bacharelado em Língua Francesa) e do Programa de Pós-Graduação (Estudos da Linguagem) do Instituto de Letras da UFRGS. Como pesquisadora, desenvolve trabalhos em lexicologia, lexicografia pedagógica, tradução e produção de material didático para letramento acadêmico a distância, junto ao Grupo TERMISUL (UFRGS), e em ensino de FLE na escola como coordenadora do projeto PIBID/Francês da UFRGS.

silvana Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Atua na área de Ensino de Língua Portuguesa e Linguística.

Referências

Originalmente publicado em: Faits de langues, n°3, Mars 1994. La personne. pp. 7-14. https://www.persee.fr/doc/hel_0750-8069_1989_num_11_2_2302. A presente tradução foi autorizada pela autora.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Létoublon, F., Franarin, G. D. C., Loguercio, S. D., & Silva, silvana. (2023). A pessoa e suas máscaras: observações sobre o desenvolvimento da noção de pessoa e sobre sua etimologia na história da língua grega. Letras, 155–161. https://doi.org/10.5902/2176148584189