A avaliação em um discurso do presidente Michel Temer: uma análise a partir dos recursos de gradação

Gessélda Somavilla Farencena, Marli Ferraz dos Santos

Resumo


O presente trabalho é o resultado de uma análise do discurso do Presidente da República, Michel Temer, proferido durante a cerimônia de comemoração do Dia Internacional da Mulher de 2017. A questão principal deste estudo foi verificar como os recursos de gradação contribuíam para a construção da avaliação e para a caracterização do discurso quanto ao grau de envolvimento do Presidente. Nesse intuito, adotamos como principal aporte teórico o Sistema de Avaliatividade (WHITE, 2004; MARTIN; WHITE, 2015), de modo especial o subsistema de gradação.  Resultados mostraram a predominância de recursos de gradação do tipo força intensificação que contribuíram para construir a ideia de assertividade do discurso.

Palavras-chave


Avaliatividade; Subsistema de gradação; Discurso do Presidente Michel Temer

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DOI: https://doi.org/10.5902/2176148532094

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