A edição e a diagramação da trilogia cuiabana como álbum de recortes: um exercício relacional da memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148529979

Palavras-chave:

Edição, Diagramação, Álbum de recortes, Silva Freire, Wlademir Dias-Pino

Resumo

Em Trilogia Cuiabana, destacam-se fragmentos poéticos da Cuiabá da infância do escritor Silva Freire. O efeito estético da Trilogia reside, porém, não só nos textos verbais que a integram, mas também na afetuosa edição e diagramação realizada por Wlademir Dias-Pino. As intervenções desse artista transformaram a obra em um mosaico de poemas, fotos, fragmentos de notícias, gravuras e desenhos. Nesse contexto, o presente artigo visa entender como os cortes, colagens e montagens de Dias-Pino, nos processos editoriais da Trilogia Cuiabana, ressignificam, à guisa de álbum de recortes, as lembranças poéticas de seu amigo Silva Freire, em exercício relacional da memória. 

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Biografia do Autor

Vinicius Carvalho Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso

Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ. Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, na UFMT.

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Publicado

2018-11-28 — Atualizado em 2023-05-16

Versões

Como Citar

Pereira, V. C. (2023). A edição e a diagramação da trilogia cuiabana como álbum de recortes: um exercício relacional da memória. Letras, (57), 121–136. https://doi.org/10.5902/2176148529979 (Original work published 28º de novembro de 2018)