O INDICE DE BRAÇADA COMO INDICADOR DO NÍVEL DE ADEQUAÇAO MECÂNICA DA TÉCNICA EM NATAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648506Resumo
: 0 PRODUTO DA VELOCIDADE DE NADO (V) PELA DISTÂNCIA PERCORRIDA POR CICLÒ GESTUAL (DC) STROKE INDEX (IB) - É CONSIDERADO COMO UM INDICADOR DO NÍVEL DE ADEQUAÇÃO MECÂNICA DA TÉCNICA DE NADO. OS TRABALHOS QUE CONDUZIRAM A ESTA CONCLUSÃO CENTRARAM-SE NA ANÁLISE DA TÉCNICA DE CRAWL. NESTE TRABALHO É ESTUDADA A VALIDADE DESTE CRITÉRIO PARA A TÉCNICA DE BRUÇOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE 0 PRODUTO V. DC E A RAZÃO ENTRE A FREQUÊNCIA CARDÍACA (FC) E A VELOCIDADE (V) DE NADO. FORAM ESTUDADOS 8 NADADORES NACIONAIS SENIORES DE ELEVADO NÍVEL DESPORTIVO NACIONAL, TENDO, CADA UM, REALIZADO DOIS CONJUNTOS DE SEIS PERCURSOS DE 4MN PERCORRIDOS A VELOCIDADES SUB-CRÍTICAS DIFERENTES. A DC FOI DETERMINADA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE IMAGENS DE VIDEOTAPE TENDO-SE TOMADO EM CONSIDERAÇÃO APENAS OS 10M CENTRAIS DE CADA PERCURSO DE 25M. A FC FOI MONITORIZADA POR TELEMETRIA DO ELETROCARDIOGRAMA. 0 VALOR DE R CALCULADO PARA A GLOBALIDADE DA AMOSTRA (R = -0.436) FOI ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVO (p < 0. 01>. NO ENTANTO, PARA CADA UM DOS 16 CASOS ESTUDADOS A CORRELAÇÃO SÓ FOI ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVA (p < 0.05 ) EM 4, TENDO OS VALORES DE R SIDO POSITIVOS EM 2 CASOS E NEGATIVOS NOUTROS 2. EM CONCLUSÃO, 0 IB PARECE NÃO PODER SER TIDO COMO UM INDICADOR DO NÍVEL GLOBAL DE ADEQUAÇÃO MECÂNICA DA TÉCNICA DE BRUÇOS. NATAÇÃO, TÉCNICA, INDICE DE BRAÇADA, BRUÇOS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.