ANSIEDADE COMPETITIVA E OS FATORES DE PERSONALIDADE DE ADOLESCEN¬TES QUE PRATICAM VOLEIBOL: UM ESTUDO CAUSAL - COMPARATIVO
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648498Resumo
: OBJETIVOU-SE NESTE ESTUDO VERIFICAR A RELAÇÃO ENTRE A ANSIEDADE COMPETITIVA E OS FATORES DE PERSONALIDADE DE ADOLESCENTES QUE PRATICAM VOLEIBOL. CONSTOU A AMOSTRA DE 23 ATLETAS DE AMBOS OS SEXOS DE EQUIPES DE VOLEIBOL DE UMA ESCOLA ESTADUAL. USOU-SE COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDA, 0 TESTE DE ANSIEDADE EM COMPETIÇÕES ESPORTIVAS CSCAT), 0 INVENTÁRIO REDUZIDO DE ANSIEDADE ESTADO COMPETITIVA (CSAI ) E 0 QUESTIONÁRIO DE 16 FATORES DE PERSONALIDADE C16 PF). CONCLUIU-SE QUE: ATLETAS DO SEXO FEMININO PARECEM TER MAIORES NÍVEIS DE ANSIEDADE TRAÇO E ESTADO PRÉ-COMPETITIVAS DO QUE OS DO SEXO OPOSTO; AS POSIÇÕES TITULAR E RESERVA PARECEM NÃO INFLIENCIAR OS NÍVEIS DE ANSIEDADE DOS ATLETAS; A A-ESTADO DOS ATLETAS DE AMBOS OS SEXOS PARECE AUMENTAR COM A COMPETIÇÃO; A A-TRAÇO-COMPETI- TIVA PARECE SER UM BOM PREDITOR DA A-ESTADO-PRÉ-COMPETITI VA DE ATLETAS DO SEXO MASCULINO; 0 CONTATO COM A COMPETIÇÃO PARECE REDUZIR A A-ESTADO-PÓS-COMPETITIVA DE ATLETAS DO SEXO FEMININO; PARECE EXISTIR FATORES DE PERSONALIDADE QUE DIFERENCIAM ATLETAS DO SEXO MASCULINO E FEMININO, TITULARES E RESERVAS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.