A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO DA AVALIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648119Resumo
Este estudo objetivou verificar posicionamentos e opiniões dos professores das disciplinas técnico-desportivas das IES-RS sobre a avaliação no ensino de 1*2 e 2Q graus e na formação profissional. Foram realizados 2 questionários, o primeiro, de questões abertas, buscou o conhecimento sobre avaliação e, o segundo foi construído a partir das respostas do primeiro. Os professores, na maioria, apontaram o curso de graduação como responsável por ensinar o futuro professor a avaliar, devendo ser ensinada em todas as disciplinas. Percebem a avaliação como processo contínuo de acompanhamento do desenvolvimento do aluno, necessária para verificar o alcance dos objetivos, e, também permite ao professor verificar a eficácia de sua metodologia. Entendem que a avaliação deve ocorrer em todos os momentos, sendo de competência do professor e do aluno com responsabilidades diferentes. Há um posicionamento positivo a respeito da necessidade de estabelecer critérios para realizar a avaliação. Os critérios privilegiaram interesse, participação, atitudes e espírito crítico, seguidos do conhecimento da forma correta de executar o gesto técnico e o exercício físico, e por último, o critério da execução correta do exercício físico e do gesto técnico. O conhecimento e entendimento do que seja avaliação identifica-se em grande parte, com a abordagem progressista. Mas ao confrontarmos estes resultados com outro estudo realizado com os mesmos professores, onde perguntamos “como” eles ensinam a avaliar, percebemos a desvinculação da teoria com a prática. Se existe preocupação em desenvolver nos alunos competências e capacidades na busca de uma formação abrangente e mais concreta, toma-se fundamental que os formadores estejam conscientes desta função docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.