A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO DA AVALIAÇÃO

Autores

  • Rosiane Magalhães ROMB ALDI

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654648119

Resumo

Este estudo objetivou verificar posicionamentos e opiniões dos professores das disciplinas técnico-desportivas das IES-RS sobre a avaliação no ensino de 1*2 e 2Q graus e na formação profissional. Foram realizados 2 questionários, o primeiro, de questões abertas, buscou o conhecimento sobre avaliação e, o segundo foi construído a partir das respostas do primeiro. Os professores, na maioria, apontaram o curso de graduação como responsável por ensinar o futuro professor a avaliar, devendo ser ensinada em todas as disciplinas. Percebem a avaliação como processo contínuo de acompanhamento do desenvolvimento do aluno, necessária para verificar o alcance dos objetivos, e, também permite ao professor verificar a eficácia de sua metodologia. Entendem que a avaliação deve ocorrer em todos os momentos, sendo de competência do professor e do aluno com responsabilidades diferentes. Há um posicionamento positivo a respeito da necessidade de estabelecer critérios para realizar a avaliação. Os critérios privilegiaram interesse, participação, atitudes e espírito crítico, seguidos do conhecimento da forma correta de executar o gesto técnico e o exercício físico, e por último, o critério da execução correta do exercício físico e do gesto técnico. O conhecimento e entendimento do que seja avaliação identifica-se em grande parte, com a abordagem progressista. Mas ao confrontarmos estes resultados com outro estudo realizado com os mesmos professores, onde perguntamos “como” eles ensinam a avaliar, percebemos a desvinculação da teoria com a prática. Se existe preocupação em desenvolver nos alunos competências e capacidades na busca de uma formação abrangente e mais concreta, toma-se fundamental que os formadores estejam conscientes desta função docente.

 

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Publicado

11-03-2013

Como Citar

ROMB ALDI, R. M. (2013). A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO DA AVALIAÇÃO. Kinesis, (21). https://doi.org/10.5902/231654648119

Edição

Seção

Artigos originais