Comparação dos níveis de co¬ordenação motora óculo-ma- nual fina entre crianças de 7,5 a 8,5 anos e estudantes do
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648353Resumen
O objetivo principal desta pesquisa foi comparar o nível de coordenação motora óculo-manual fina entre adultos e crianças. Este estudo realizou- se com a participação de dois grupos: um grupo dos adultos e outro das crianças. Cada grupo foi composto de 12 voluntários, sendo que os adultos eram estudantes universitários da UFMG com idade média de 20,08 anos (s=2,06) e as crianças eram alunas do centro Pedagógico da UFMG com idade média de 8,03 anos (s=0,51). A coleta de dados foi realizada no Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES) na Escola de Educação Física/UFMG. utilizou-se para a analise da coordenação motora óculo-manual quatro testes psicomotores pertencentes ao MULTIPSY-821: Tracking, trace, tapping e ozt. os resultados indicaram que se obteve difemça significativa (p<0,05) em três dos quatro testes aplicados. No último teste (OZT), que era composto por três níveis de complexidade, somente o nível de maior complexidade apresentou diferença significativa. Os outros níveis de Complexidade deste teste não apresentaram difemaças. Concluiu-se que o grupo de crianças avaliadas apresentou níveis de coordenação óculo-manual fina inferiores ao grupo de adultos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.