PARÂMETROS HEMODINÂMICOS DE ATLETAS ADULTOS MASCULINOS DE ANDEBOL
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648298Resumen
O objetivo deste estudo foi determinar os parâmetros hemodinâmicos de atletas adultos do sexo masculino de alto nível da modalidade de Andebol. Estudou-se 16 atletas pertencentes a Seleção Brasileira de Andebol, que preparava-se para os Jogos Pan-Americanos em setembro de 1994, na cidade de Santa Maria (RS). Os atletas foram avaliados no Setor de Fisiologia do Exercício do LAPEM/CEFD/UFSM, os quais foram submetidos ao protocolo do teste de Bruce para esteira rolante, onde obteve-se o consumo máximo de oxigênio (V02 max), freqüência cardíaca máxima (FCM), duplo produto predito (DP), débito cardíaco (Q), volume sistólico (VS) e pressão arterial sistólica máxima predita (PASmax). Considerou-se que os atletas apresentaram uma condição física moderada para o alto nível, necessitando realizar um programa de exercício aeróbico, com a finalidade de reduzir o percentual de gordura e melhorar o V02 max, bem como o Q e VS.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.