A análise de variáveis fisiológicas durante uma sessão de treinamento com e sem ingestão de água em nadadores masculinos
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654647001Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar algumas variáveis fisiológicas durante uma sessão de treinamento com e sem ingestão de água em nadadores masculinos. Participaram deste 9 nadadores, com idade entre 17 e 22 anos, pertencentes a categoria adulto do Grêmio Náutico União de Porto Alegre-RS. Os mesmos realizaram duas sessões de treinamento, uma sem ingestão de água e a outra com ingestão de água. Em ambos nadaram 4900metros intermitentes e progressivos. Analisou-se consumo de oxigênio (VO2), freqüência cardíaca (FC), concentração de lactato sanguineo (LA), volume plasmático (VP) e peso corporal (PC). A ingestão de água foi realizada ao final de cada série nadada. Os dados foram analisados, através da estatística descritiva. Após foi aplicado, a analise de variância e o teste F em função dos tratamentos para verificar as variações nos períodos. Para localização das diferenças, usou-se teste de TUKEY (a=0,05). Verificou-se diferenças significativas a favor do tratamento com ingestão de água, para VO2. As variáveis FC, LA e VP não apresentaram diferenças significativas entre os tratamentos e a variável PC apresentou diferenças do pré para pós-teste, estatisticamente significativa a favor do treinamento sem ingestão de água. Com base nestas análises concluiu-se que a ingestão de água não modifica significativamente as variáveis fisiológicas, não interferindo assim na performance do atleta, durante uma sessão de treinamento intermitente e progressivo, prescrito pelo teste de 30 minutos. Porém, a água deve ser ingerida para evitar uma perda de peso corporal, que se muito acentuada pode desencadear um processo de desidratação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.