EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Francisco Goldschmidt Filho Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS)
  • Lucas Lopez da Cruz Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS).
  • Fabiano Bossle Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546422290

Palabras clave:

Educação, Educação Física, Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire.

Resumen

Este artigo visa analisar e discutir a produção acadêmico-científica sobre a EFI e a EJA em periódicos nacionais, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. A revisão sobre o estado da arte da referida temática foi realizada no portal de periódicos e no banco de teses da CAPES. Foram realizadas buscas nas áreas da Educação e Educação Física. O baixo número de estudos encontrados (12) revela que a temática ainda necessita de uma maior problematização. Entendemos que a EFI na EJA deve preocupar-se em auxiliar no processo de emancipação do aluno, através do desenvolvimento da sua conscientização, autonomia e criticidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Goldschmidt Filho, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS)

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, UFRGS. Professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, Brasil.

Lucas Lopez da Cruz, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS).

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, UFRGS. Professor da Rede Municipal de Ensino de Canoas – Rio Grande do Sul, Brasil.

Fabiano Bossle, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS).

Doutor em Ciências do Movimento Humano – UFRGS. Professor de pós-graduação e graduação da ESEFID – UFRGS, Porto Alegre – Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2016-11-22

Cómo citar

Goldschmidt Filho, F., Cruz, L. L. da, & Bossle, F. (2016). EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Kinesis, 34(2). https://doi.org/10.5902/2316546422290

Número

Sección

Ensayos