UNA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648514Abstract
O PRESENTE TRABALHO PROPÕE UMA NOVA CONCEPÇÃO DE 'ESTÁGIO ACOMPANHADO' NA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO, NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. A PARTIR DE UM GRUPO DE DEZ (10) ESTUDANTES, REGULARMENTE MATRICULADOS NESSA DISCIPLINA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSM, É QUE SE FORMULOU UM PROGRAMA DE AÇÃO PARA INTERVIR NO ESTÁGIO. ESSA PESQUISA-AÇÃO TEVE A TAREFA DE DES- CONSTRUIR, ATRAVÉS DE UM PROCESSO ANALÍTICO, A REDE DE SIGNIFICAÇÕES E AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DA PRÁTICA ESCOLAR COTIDIANA. Á MEDIDA QUE DESCONSTRUíA, PARA CONHECER E TRANSFORMAR, FORMULAVA, MEDIDAS PARA UMA AÇÃO QUE ESTRUTUROU 0 ESTÁGIO COM AS SEGUINTES ATIVIDADES: 1) FUNÇÃO DAS ANÁLISES DE AULAS; 25FUNÇÃO DO PLANEJAMENTO; E 3) FUNÇÃO DA REALIZAÇÃO DAS AULAS COMO AVALIAÇÃO. COM ESSE INTERRELACIONAMENTO ENTRE AS ATIVIDADES CURRICULARES, PROCUROU- SE PROBLEMATIZAR AS ETAPAS DO ESTÁGIO, FUNDAMENTADA NUMA VISÃO SOCIAL CRÍTICA, NÃO SÓ CONHECENDO A PRÁTICA DOCENTE, MAS TAMBÉM OS PROBLEMAS ATUAIS DO PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.