Educaão física no ensino de 1 e 2 graus: um estudo dos conteúdos e natureza dos programas
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648413Abstract
O objetivo do estudo foi analisar os programas de educação física das escolas de Io e 2o graus da Delegacia de Ensino de Rio Claro, SP, e avaliar o nível de conhecimento sobre educação física que os alunos possuem ao concluírem o 2o grau. Teve como pressuposto que é uma das funções da escola oferecer informações e conhecimentos às crianças para que assumam os compromissos com a atividade física necessária ao seu bem estar na vida adulta de forma segura e consciente. Foram analisados 51 programas de 23 escolas de Io e 2o graus. Objetivos, conteúdos, estratégias metodológicas e avaliação foram os tópicos analisados. Constatou-se que o conteúdo e objetivos recebem maior ênfase. Basicamente, a partir da 5a série o conteúdo é composto de esportes. Os objetivos são numerosos e abrangentes,
o que possibilita inferir que não é dada a devida atenção à sua formulação. A estratégia metodológica e avaliação são referenciadas superficialmente. A prova de avaliação do nível de conhecimento sobre educação física constou de 60 questões de múltipla escolha e apresentou o seguinte resultado por área: saúde e lazer 58%; esporte 47%: aptidão física 41%: fisiologia do exercício 29% e geral 47%. Concluímos que os programas apresentam uma natureza eminentemente prática e que o nível de conhecimentos dos alunos é fraco. Podemos inferir que sobre os tópicos saúde e lazer os conhecimentos podem ser adquiridos em outras fontes que não as aulas de educação física, visto que apresentam diferenças significativas entre os alunos das escolas públicas e particulares.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.