O curso de licencia-tura em Educação Física da Universi¬dade Federal de Santa Catarina: suas concepções de ensino e de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648409Abstract
O presente estudo visou as concepções de ensino e de Educação Física embutidas no currículo do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Esta iniciativa pretendeu dar início a algumas reflexões, a fim de subsidiar futuras reformulações no âmbito pedagógico-educativo. A abordagem metodológica que possibilitou buscar um aprofundamento contextualizado da realidade foi fundamentada pela fenomenologia e hermenêutica. Para tanto, buscou-se a observação participativa em aulas teóricas e práticas, filmagens destas para estudo minucioso posterior, entrevistas com questões referentes às aulas, elaboração da biografia esportiva dos respectivos professores, além do estudo da documentação de implantação e funcionamento preliminar do referido Curso. As informações coletadas deixaram transparecer as seguintes fisionomias legitimadas pelo Curso: a relação professor-aluno favoreceu unilateralmente as decisões do professor, inibindo a efetiva participação do aluno; esporte e Educação Física se confudem pela ênfase ao padrão do movimento relativo ao esporte convencional; as aulas tendem a assemelhar-se a sessões de treinamento, em que o aluno internaliza formas tipificadoras de abordar o movimento; a inter-disciplinaridade é inexistente, assim como a relação teoria-prática se dá de maneira abstrata e superficial; conseqüentemente, o aluno tende a agir de forma submissa e acrítica. Em síntese, o Curso atua como legitimador e reprodutor da ideologia hegemônica, sedimentando o status quo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.


