A RELAÇÃO ENTRE OS VALORES E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DESENVOLVIDO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - ALGUMAS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648183Abstract
Uma das preocupações dos educadores no contexto educacional se refere ao processo de avaliação. Neste texto pretende-se refletir as relações entre os valores e o processo de avaliação desenvolvido em aulas de Educação Física visando contribuir na aquisição da compreensão sobre a importância de se ter claro quais os valores que permeiam a ação pedagógica, propiciando uma discussão sobre essa questão. Hoffmann (1992), percebe a existência de uma contradição entre o discurso e a prática avaliativa de alguns educadores, onde a avaliação nas escolas tem se reduzido à função de controle, classificando e eliminando os alunos. Nesse ensaio, inicialmente, buscou-se estabelecer a relação entre valores e educação, em seguida refletiu-se sobre as funções/significados da avaliação e, posteriormente, abordou-se a avaliação da aprendizagem nas diferentes tendências pedagógicas da Educação Física. Conforme Luckesi (1995, p. 28) a avaliação “não se dá num vazio conceituai, mas sim dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzido em prática pedagógica”. O ato de avaliar é uma fonte de conhecimentos e novos objetivos a serem alcançados continuamente na prática educativa, sua função é de subsidiar a decisão da melhoria da aprendizagem auxiliando na construção de uma educação a favor da democratização da sociedade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.