PROFISSÃO DOCENTE: ESTUDO DA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648032Abstract
O propósito deste estudo foi compreender como um grupo de professores aposentados do Ensino Superior evoluiu na profissão, conhecendo o desenvolvimento dos percursos profissionais em sua carreira. A amostra constou de 8 professores de Educação Física aposentados, que pertenceram ao quadro docente do CEFD/UFSM. Foi utilizado uma entrevista semi-estruturada, norteada em Huberman (1993). Os resultados revelaram que a escolha da profissão foi impulsionada pelo gosto pelo esporte. O início como docente se deu anterior à formação profissional em escolas e mais tarde a entrada no Ensino Superior onde foram vividas dificuldades que centraram em si próprio. A competência pedagógica se intensificou após confronto inicial da carreira, quando os professores se sentiram mais seguros em situação de aula. Em relação as atitudes frente às inovações e mudanças, os relatos permitiram verificar que, de uma forma geral, foram receptivas. Os relacionamentos com os alunos foram relatados como positivos, e com os colegas transpareceu algumas divergências. A relação entre a vida pessoal e profissional ocorreu de maneira conciliatória. A aposentadoria chegou cedo na vida desses docentes, antecipada pelas condições sócio-políticas do País. A análise dos percursos profissionais desses professores mostrou, que existiu uma diversidade de trajetórias, identificadas no modelo elaborado por Huberman (1993).
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