Sobre a Educação Física Escolar: fundamentação e história de uma práxis
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648015Abstract
O presente estudo teve como finalidade relatar o processo de construção de uma práxis pedagógica em Educação Física Escolar, coerente com a realidade estrutural e social das escolas públicas do Rio Grande do Sul. Para isso, utilizamos os procedimentos metodológicos da investigação-ação, que se caracteriza por sua intervenção no contexto investigado e pelos atores do ensino/aprendizagem serem os próprios agentes solucionadores dos problemas. A investigação-ação ocorreu em escolas públicas municipais de Restinga Sêca-RS e Santa Maria-RS, no período de 1990 a 2001. A pesquisa teve como resultado uma proposta pedagógica crítica para a Educação Física Escolar, apontando alternativas para as seguintes temáticas pedagógicas: o papel social da Educação Física Escolar; os conteúdos da Educação Física Escolar; a organização e/ou distribuição dos conteúdos no tempo escolar; os procedimentos metodológicos para o trato dos conteúdos; e, a avaliação do ensino/aprendizagem, dos conteúdos, no tempo/espaço escolar.
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