Vivemos num mundo diferentereflexões acerca da corporeidade das crianças e dos adolescentes em situação de rua
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648011Abstract
Este estudo buscou, através da aparência, sentimentos, ações e expressões corporais evidenciadas, compreender a corporeidade das crianças e dos adolescentes em situação de rua. Fizeram parte do estudo, aproximadamente, 50 crianças e adolescentes em situação de rua, que participavam do projeto “Esporte Educacional Comunitário: uma ação para a cidadania”, em 1999, e do projeto “Se essa rua fosse minha...”, em 2000, assim como crianças e adolescentes que se encontravam no centro da cidade de Santa Maria. Sendo uma pesquisa etnográfica, utilizou-se observações participantes e conversas informais como meios para compreender a totalidade do estudo, sendo estas relatadas minuciosamente em um diário de campo. Constatou-se que a corporeidade das crianças e adolescentes em situação de rua é um resultado dos contingentes sociais, que perpassam a idéia de que, por não possuírem um conhecimento científico, são inferiores, gerando corpos oprimidos e disciplinados; mas também demonstram que são sujeitos que tentam resistir, não se deixar vencer pelas leis sociais padronizadas, que, ao contrário de vê-las na sua singularidade, acaba excluindo-as.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.


