CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E DESEMPENHO EM CERTOS TESTES FÍSICOS DE JOVENS ATLETAS DE CORRIDA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546410335Abstract
Cento e vinte e um partícipantes (81 garotos e 40_ garotas, entre 13 e 19 anos) de um campo de verão (colônia de férias) de treinamento de corridas de fundo foram avaliados usando medidas simples e fáceis de serem tomadas. As variáveis estudadas foram: dobra cutanea (subescapular e tr1cipital), altura, peso corporal, dinamometria manual (din), e corrida de 3 milhas. Essa ultima variável foi também analisada no tempo de corrida da primeira e segunda milhas e meia. Além disso, o nivel de treinamento. (nº de milhas corridas por semana) foi obtido através de questionário respondido pelos atletas. a percentagem de gordura corporal (% gc) foi calculada a partir dos valores das dobras cutâneas. As médias de cada variável foram comparadas estatisticamente entre sexos. Embora a média de idade dos garotos e garotas fosse a mesma, os garotos eram mais altos e pesavam mais que as garotas. A %gc em ambos os grupos foi menor do que o valor para a população nao atlética da mesma idade. Os garotos tiveram um valor menor para %gc, correram as 3 milhas num tempo menor, e mostraram valores de DIN maior do que as garotas. Com estes resultados, conclui-se que algumas das características observadas na população não atlética de adolescentes parece não ser a mesma na população de adolescentes envolvidos no esporte. Baseado nisso, sugere-se avaliar jovens atletas utilizando-se para comparação dados normativos obtidos de uma população similar não somente em idade e sexo, mas também praticantes do mesmo esporte.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.