Modalidades Esportivas: introdução a una metodologia alternativa

Autores

  • Iara Regina Damiani Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546410330

Resumo

A educação fisica no brasil desenvolveu-se através de metodolo­gias basicamente militaristas que buscavam, como fim ultimo, a dis­ciplina e a aptidão fisica. desta forma, métodos de ensino, bem como a ginastica calistenica, a sueca, o método francês e outros, impreg­naram as praticas educativas de autoritarismo e movimentos estereo­tipados .

Com a supervalorização do desporto, através de pierre de coubertin (apud sobral, 1976), o rendimento técnico passa a assumir um dos importantes papeis dentro dos objetivos da educação fisica, ao lado do rendimento bio-fisico. e assim que o metodo desportivo, de origem francesa, passa a se constituir num dos métodos de ensino mais ado­tados no brasil.

Sobral (1976) justifica esta tendência argumentando que a ideo­logia dominante afasta a educação fisica da dimensão pedagógica e da dimensão política a fim de satisfazer resultados de eficácia imedia­ta, expressa na melhoria das capacidades e das qualidades do quadro real da sua aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-08-2013

Como Citar

Oliveira, I. R. D. (2013). Modalidades Esportivas: introdução a una metodologia alternativa. Kinesis, 4(2). https://doi.org/10.5902/2316546410330

Edição

Seção

Ensaios