INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA DOR NAS COSTAS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648090Abstract
Avaliar a dor nas costas constitui-se em uma tarefa difícil para os pesquisadores que se propõem a investigá-la. O questionário apresentado neste estudo tem como objetivo medir a intensidade e a freqüência da dor nas costas em sete regiões corporais (cervical, ombros, braços, dorsal, lombar, glúteos e pernas). Para verificar sua fidedignidade foi realizado um estudo com 14 indivíduos portadores de algias vertebrais crônicas na faixa etária de 28 a 40 anos. O mesmo avaliador distribuiu os questionários para cada indivíduo no início da jornada de trabalho (pré-teste), e o reaplicou após um intervalo de 5 (cinco) horas (pós-teste). Para o tratamento estatístico foi utilizado a correlação de Pearson. Os resultados das variáveis investigadas, exceto a intensidade da dor na região dorsal, apresentaram índices de correlação ® superiores a 0,70 e níveis de significância (p) inferiores a 0,01. Para verificar sua validade, o instrumento foi analisado por três experts na área de dor e coluna vertebral, o qual foi considerado adequado para os fins a que se propunha. Conclui-se, de acordo com os resultados, que este instrumento é fidedigno e válido para avaliação da dor nas costas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.