Aprendizagem e atitude dos alunos nuna experiência de ensino modular de ginástica escolar

Paulo Barcellos Mello

Resumo


Este estudo objetivou elaborar e avaliar 4 módulos de ensino de um Curso de Introdução ao Estudo da Ginástica Escolar (GEE), ob­servando as mudanças ocorridas na aprendizagem do conteúdo e na ati­tude dos sujeitos_com referência a esse modelo de ensino. assim como verificar a relação existente entre essas duas variáveis. caracterizou-se como uma pesquisa pre-experimental, com um único grupo. A amostra foi constituída por 51 universitários, de ambos os sexos, do curso de graduação em educação física, o material foi previamente testado um a um e em pequeno grupo, foram elaborados instrumentos específicos para a mensuração das variáveis aprendizagem, um teste de conhecimentos (TGC), e atitude, uma escala (EA), sendo analisados quanto ã validade e consistência interna. 0 teste "l" evidenciou di­ferenças significativas entre as medidas do pré e de pós-testes do (TGC) e EA. a correlação mostrou não haver relação significativa entre as variáveis aprendizagem e atitude, concluiu-se que o curso modular em gee: a) é um modelo de ensino alternativo altamente promissor pa­ra aprendizagem dos alunos dos cursos de educação física; b) provoca mudanças positivas na atitude dos sujeitos com relação ao seu uso; porém (C) essas atitudes não apresentam relação com a aprendizagem

 

 

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/231654648616

Direitos autorais



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.