EDUCAÇÃO FISICA NA PRE-ESCOLA E NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO DE PRIMEIRO GRAU: UM ABORDAGEM DE DESENVOLVIMENTO I

Go Tani

Resumo


Recentemente, tem aumentado, entre os profissionais da Educação Física, a preocupação com a Educação FÍsica na Pré-escola e nas qua­tro primeiras séries do Ensino de Primeiro Grau. Tentativas têm sido' iniciadas no sentido de promover uma Educação Fisica que atenda ade­quadamente às necessidades e expectativas das crianças nesta faixa es colar. Cursos de especialização e de aperfeiçoamento em Educação FÍ^ sica Infantil, palestras e conferências têm sido organizados e reali^ zados em diferentes pontos do país, com o objetivo de capacitar pro­fessores a atuarem com crianças em sua maioria dos quatro aos dez a- nos de idade. 0 Ministério da Educação, através da Secretaria de E- ducação FÍsica e Desportos publicou, por sua vez, "Diretrizes de Im­plantação e Implementação da Educação FÍsica na Educação Pré-escólar e no Ensino de Primeira à Quarta Séries do Primeiro Grau" em 1982.

0 momento é de muita expectativa mas também de muita incerteza. Não poderia ser diferente. A expectativa se justifica pela importân cia indiscutível da atividade motora organizada no desenvolvimento global da criança nesta faixa etária. A incerteza também se justifi^ ca se levarmos em consideração a grande responsabilidade de se traba lhar com seres humanos em sua idade de maior sensibilidade às mudan­ças e, portanto, susceptíveis às influências tanto positivas como ne gativas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/231654648562



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.