UNA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648514Resumo
O PRESENTE TRABALHO PROPÕE UMA NOVA CONCEPÇÃO DE 'ESTÁGIO ACOMPANHADO' NA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO, NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. A PARTIR DE UM GRUPO DE DEZ (10) ESTUDANTES, REGULARMENTE MATRICULADOS NESSA DISCIPLINA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSM, É QUE SE FORMULOU UM PROGRAMA DE AÇÃO PARA INTERVIR NO ESTÁGIO. ESSA PESQUISA-AÇÃO TEVE A TAREFA DE DES- CONSTRUIR, ATRAVÉS DE UM PROCESSO ANALÍTICO, A REDE DE SIGNIFICAÇÕES E AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DA PRÁTICA ESCOLAR COTIDIANA. Á MEDIDA QUE DESCONSTRUíA, PARA CONHECER E TRANSFORMAR, FORMULAVA, MEDIDAS PARA UMA AÇÃO QUE ESTRUTUROU 0 ESTÁGIO COM AS SEGUINTES ATIVIDADES: 1) FUNÇÃO DAS ANÁLISES DE AULAS; 25FUNÇÃO DO PLANEJAMENTO; E 3) FUNÇÃO DA REALIZAÇÃO DAS AULAS COMO AVALIAÇÃO. COM ESSE INTERRELACIONAMENTO ENTRE AS ATIVIDADES CURRICULARES, PROCUROU- SE PROBLEMATIZAR AS ETAPAS DO ESTÁGIO, FUNDAMENTADA NUMA VISÃO SOCIAL CRÍTICA, NÃO SÓ CONHECENDO A PRÁTICA DOCENTE, MAS TAMBÉM OS PROBLEMAS ATUAIS DO PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
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