A RELAÇÃO ENTRE OS VALORES E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DESENVOLVIDO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - ALGUMAS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648183Resumo
Uma das preocupações dos educadores no contexto educacional se refere ao processo de avaliação. Neste texto pretende-se refletir as relações entre os valores e o processo de avaliação desenvolvido em aulas de Educação Física visando contribuir na aquisição da compreensão sobre a importância de se ter claro quais os valores que permeiam a ação pedagógica, propiciando uma discussão sobre essa questão. Hoffmann (1992), percebe a existência de uma contradição entre o discurso e a prática avaliativa de alguns educadores, onde a avaliação nas escolas tem se reduzido à função de controle, classificando e eliminando os alunos. Nesse ensaio, inicialmente, buscou-se estabelecer a relação entre valores e educação, em seguida refletiu-se sobre as funções/significados da avaliação e, posteriormente, abordou-se a avaliação da aprendizagem nas diferentes tendências pedagógicas da Educação Física. Conforme Luckesi (1995, p. 28) a avaliação “não se dá num vazio conceituai, mas sim dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzido em prática pedagógica”. O ato de avaliar é uma fonte de conhecimentos e novos objetivos a serem alcançados continuamente na prática educativa, sua função é de subsidiar a decisão da melhoria da aprendizagem auxiliando na construção de uma educação a favor da democratização da sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.