VARIÁVEIS ESPAÇO-TEMPORAIS DURANTE O ANDAR EM CRIANÇAS

Ana Cristina de DAVID

Resumo


O objetivo deste trabalho foi descrever variáveis espaço-temporais do andar em crianças dos seis aos dez anos de idade e relacionar com fatores de crescimento como estatura e comprimento dos membros inferiores. A amostra foi composta de vinte e duas crianças saudáveis que participaram do estudo voluntariamente. Para verificar diferenças nas características do andar em relação à idade os sujeitos foram divididos em quatro grupos: 6-7, 8, 9 e 10 anos. Para o registro das variáveis espaço-temporais (comprimentos e tempos do ciclo e passo) foram utilizadas quatro câmeras de vídeo e duas plataformas de força sincronizadas. A taxa de aquisição das câmeras foi de 60 Hz e a freqüência de amostragem dos sinais das plataformas de 600 Hz. As médias das variáveis espaço-temporais foram comparadas entre os grupos através do teste ANOVA one-way. Não foram encontradas diferenças quanto ao sexo para estas variáveis. Diferenças estatisticamente significativas foram notadas para o grupo de 6-7 anos em relação aos outros grupos quanto à algumas variáveis espaço-temporais relativas. Velocidade relativa e cadênci? maiores foram encontradas para este grupo em relação aos demais. Os resultados encontrados aqui fornecem informações sobre as características do andar em crianças para um período de crescimento regular, que compreende dos seis aos dez anos dt idade.


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DOI: https://doi.org/10.5902/231654648085



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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