EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA APTIDÃO FÍSICA DE MULHERES IDOSAS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648041Resumo
Aptidão física é tida como fator importante na melhoria da qualidade de vida de pessoas adultas, pela sua relação com a funcionalidade e autonomia.O objetivo do estudo foi estudar os efeitos de um programa de exercício físico na aptidão física de idosos. Tendo por base o “Functional Fitness Assesment" avaliou-se a flexibilidade, agilidade/equilíbrio dinâmico, coordenação, força e resistência muscular superior e aptidão cardiorrespiratória em 15 mulheres (idade média 74.3±6.71 anos), antes e após a aplicação de quatro meses de um programa de exercício físico, realizado 2 vezes por semana. Os resultados mostraram melhorias significativas quanto à força, à coordenação e à resistência cardiorrespiratória. Pelo contrário, não foram observadas diferenças com significado estatístico quanto à flexibilidade e à agilidade/equilíbrio dinâmico. Neste sentido, pode- se concluir que quatro meses de programa de exercício físico parece ser suficiente para induzir alterações em alguns dos componentes da aptidão física. O inadequado estímulo de esforço físico, abaixa frequência semanal e o reduzido número de sujeitos na amostra, podem ser possíveis explicações para o“não-efeito” do programa de exercício físico sobre a flexibilidade e a agilidade/equilíbrio dinâmico. Assim, sugere-se análise mais profunda por forma a encontrar informações mais consistente, utilizando número superior de sujeitos, bem como, controlando mais eficazmente as diferentes variáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.