Sobre a Educação Física Escolar: fundamentação e história de uma práxis

Ivan Livindo de Senna1 CORREA

Resumo


O presente estudo teve como finalidade relatar o processo de construção de uma práxis pedagógica em Educação Física Escolar, coerente com a realidade estrutural e social das escolas públicas do Rio Grande do Sul. Para isso, utilizamos os procedimentos metodológicos da investigação-ação, que se caracteriza por sua intervenção no contexto investigado e pelos atores do ensino/aprendizagem serem os próprios agentes solucionadores dos problemas. A investigação-ação ocorreu em escolas públicas municipais de Restinga Sêca-RS e Santa Maria-RS, no período de 1990 a 2001. A pesquisa teve como resultado uma proposta pedagógica crítica para a Educação Física Escolar, apontando alternativas para as seguintes temáticas pedagógicas: o papel social da Educação Física Escolar; os conteúdos da Educação Física Escolar; a organização e/ou distribuição dos conteúdos no tempo escolar; os procedimentos metodológicos para o trato dos conteúdos; e, a avaliação do ensino/aprendizagem, dos conteúdos, no tempo/espaço escolar.


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DOI: https://doi.org/10.5902/231654648015



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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