Tática no futsal: um estudo com a elite dos treinadores de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546467021Palavras-chave:
Futsal, Tática, Treinadores.Resumo
A pesquisa objetivou analisar as percepções sobre tática da elite dos treinadores do futsal pernambucano a fim de identificar contribuições para futuros treinadores desse esporte. Com base nisso, a pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa com inserção no campo, onde a técnica para a coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada e para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo categorial por temática. Durante a pesquisa, constatamos que atualmente os treinadores pernambucanos tendem a utilizar frequentemente os sistemas táticos 3x1 e 4x0 durante os jogos que disputam, uma vez que esses especialistas levam em consideração aspectos importantes como: o maior volume de ações ofensivas, o melhor equilíbrio defensivo e a mobilidade proporcionada. Além disso, a pesquisa também revelou que os treinadores realizam variações táticas durante o jogo e consideram o sistema 2x2 como o mais propício para ser empregado na iniciação esportiva.
Palavras-chave: Futsal; Tática; Treinadores
Downloads
Referências
APOLO, Alexandre. Futsal: metodologia e didática na aprendizagem. São Paulo: Phorte, 2004.
BALZANO, Otávio Nogueira et al. Proposta de ensino e treinamento do sistema tático 4.0 e da defesa mista no futsal. Lecturas Educacion Física e Deportes (Buenos Aires). v. 1, n. 174, p 1-1, 2012.
BARREIRA, Júlia et al. Produção acadêmica em futebol e futsal feminino: estado da arte dos artigos científicos nacionais na área da educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 607-618, abr./jun. de 2018.
BAYER, Claude. O ensino dos desportos coletivos. Paris: Vigot, 1994.
FERRAZ, Marcos Paulo Martins. Análise das possibilidades táticas sistema 3x1 no futsal. Lecturas Educacion Física e Deportes (Buenos Aires). v. 1, n. 180, p. 1-1, 2013.
FILHO, Cesar Vieira Marques et al. A produção científica sobre treinadores de futsal no Brasil. Pensar a Prática. v. 24, 2021.
FREITAS, Daniel Carvalho de; HENRIQUE, José; NOLASCO, Ronaldo César. Aspectos técnicos, táticos e regulamentares do futsal sob a ótica de treinadores experts. Lecturas Educacion Física e Deportes (Buenos Aires). v. 1, n. 125, p. 1-1, 2008.
MORBI, Murilo dos ReiS; MATEU, Pau; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues. Tornando-se um treinador de futsal de elite: um estudo de caso brasileiro. Movimento, v. 26, 2020.
MULLER, Ezequiel Steckling; COSTA, Israel Teoldo da; GARGANTA, Júlio. Análise tática no futsal: estudo comparativo do desempenho de jogadores de quatro categorias de formação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. V. 3, p. 248-256, 2018.
MUTTI, Daniel. Futsal: da iniciação ao alto nível. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2003.
LINS, Romulo José Cesar; SOUSA, Fabiano. Concepções para o ensino da tática e da técnica das modalidades coletivas na escola. Revista Brasileira do Esporte Coletivo. v. 3. n. 3. 2019.
PARREIRA, Carlos Alberto. Evolução Tática e Estratégias de Jogo. Brasília: Escola Brasileira de Futebol, 2005
SANTANA, Wilton Carlos de; FRANÇA, Vinicius dos Santos; REIS, Heloisa Helena Baldy dos. Perfil do processo de iniciação ao futsal de jogadores juvenis Paranaenses. Motriz, Rio Claro, v.13, n.3, p.181-187, jul./set. 2007.
SANTANA, Wilton Carlos de. A visão estratégico-tática de técnicos campeões da liga nacional de futsal. 2008. 262 f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2008.
SAMPEDRO, Jorge. Fundamentos de táctica deportiva: análisis de la estrategia de los deportes. Madrid: Gymnos, 1999.
SCAGLIA, Alcides José et al. O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistêmico. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 04, p. 227-249, out/dez de 2013.
VANCINI, Rodrigo Luiz et al. A pedagogia do ensino das modalidades esportivas coletivas e individuais: um ensaio teórico. Conexões, Campinas, v. 13, n. 4, p. 137-154, out./dez. 2015.
VOSER, Rogério da Cunha et al. Motivação dos praticantes de futsal universitário: um estudo descritivo. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. v. 8. n. 31. p. 357-364. jan./dez. 2016.
ZAMBON, Samuel Gustavo; BOLSONARO, José Renato. A iniciação do futsal nas escolas de ensino fundamental ii em Monte Alto-SP. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. v. 8. n. 31. p. 326-333. jan./dez. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ho Shin Fú, Wyllams Carlos Damásio de Santana, Júlia Vitória da Silva Cruz, Paloma de Freitas Vieira, Ana Paula da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.