Processo de validação de instrumento que permite avaliar o pensamento tático de crianças

Luis Martiny, Fernando Jaime González

Resumo


RESUMO

Objetivo principal: validar um instrumento que consiga mensurar o pensamento tático das crianças quando em situação de passe, nos jogos motores de invasão. Métodos: Participaram da validação do teste, cinco peritos formados em Educação Física e especialistas em jogos esportivos.  Encaminhou-se à avaliação destes peritos, 15 fotografias. A fim de conseguir a validação do instrumento, foi adotado o índice de concordância > 0,8 entre os peritos sobre os itens do teste. Resultados: Dez fotografias apresentaram índice de concordância > 0,8. Conclusão: Conseguiu-se verificar e constar que o instrumento consegue atender a função para o qual ele foi elaborado.

 


Palavras-chave


Tempo; Tomada de decisão; Conhecimento; Jogos motores

Texto completo:

PDF

Referências


ABURACHID, L. Construção e validação de um teste de conhecimentos declarativo: processos de percepção e tomada de decisão no tênis. Dissertação (Mestrado em Treinamento esportivo). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, Belo Horizonte. Brasil. 2009.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo.70ª ed. Lisboa. 2008

BAYER, C. O Ensino dos Desportos Colectivos. Lisboa: Dinalivro. 1994

COPETTI, G. Elaboração e validação preliminar de um instrumento de avaliação da tomada de decisão no futebol em situações reais de jogo. Dissertação (mestrado) – Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Brasília. Brasil. 2012.

GONZÁLEZ, F. Sistema de classificação dos esportes. EFdeportes. Ano 10, n 71, Buenos Aires. 2004. (www.efdeportes.com)

GUIMARÃES, L.C. Perfil de desenvolvimento das habilidades táticas: Validação preliminar da versão para avaliar jogadores de futsal. Dissertação (mestrado) – Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Brasília. Brasil. 2011

LASSIERRA, G.; PONZ, J. M.; De ANDRÉS, F. 1013 Ejercicios y juegos aplicados al balonmano. vol 1. Barcelona: Paidotribo. 1993

PARLEBAS, P. Juegos, deporte y sociedades: léxico de praxiología motriz. Barcelona: Paidotribo. Colección Deporte y Humanidades. 2008

PASQUALI, L (org.). Teoria e Método de Medida em Ciências do Comportamento. Brasília: UnB/INEP. 1996.

PASQUALI, L. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. (3 ed) Petrópolis: Vozes. 2009.

PAULA, P.A.F. Processo de validação de teste para avaliar a capacidade de decisão tática e o conhecimento declarativo no voleibol: situações de ataque de rede. Dissertação de Mestrado não publicado, Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil. 2000

REZENDE, A. Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações

mentais por estágios idealizada por Galperim. Tese de Doutoramento, Faculdade de ciência da saúde, Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil. 2003.

REZENDE, A; VALDÉS, H. Métodos de estudo das habilidades táticas (2): Abordagem tomada de decisão. Revista digital EFDeportes, 10 (69), p.1. 2004.

SCHMIDT, R. A.; WRISBERG, C. A. Aprendizagem e Performance Motora. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed. 2001

SOUZA, P. R. C. . Validação de Teste para Avaliar a Capacidade de Tomada de Decisão e o Conhecimento

Declarativo em Situações de Ataque no Futsal. Dissertação de Mestrado não publicada, Escola de Educação Física, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil. 2002

TALÍZINA, N. F. Psicologia de la enseñanza. Biblioteca de psicologia soviética. Moscou: Progreso. 1988.

TAVARES, F. Estudo da relação entre os tempos de reacção simples, de escolha e de decisão, e o tipo de desporto praticado nos dois sexos. As ciências do desporto e a prática desportiva - Actas, 1991, 55- 63.

__________. Bases Teóricas da Componente Táctica nos Jogos Desportivos Colectivos. In: OLIVEIRA, J.; TAVARES, F. (org.) Estratégia e Táctica nos Jogos Desportivos Colectivos. Porto: Centro de estudos dos Jogos Desportivos. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Universidade do Porto. 1996, P 25-31

THOMAS, J.; NELSON, J.K. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed. 2002.

TRITSCHLER, K. Medida e Avaliação em Educação Física e Esporte. 5ª ed. Barueri: Manole. 2003.

WILLIAMS, A. M; DAVIDS, K; WILLIAMS, J.G. Visual perception and action in Sport. Londres: E & FN Spon. 1999




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546425862



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.