Processo de validação de instrumento que permite avaliar o pensamento tático de crianças

Autores

  • Luis Martiny IFRN
  • Fernando Jaime González UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546425862

Palavras-chave:

Tempo, Tomada de decisão, Conhecimento, Jogos motores

Resumo

RESUMO

Objetivo principal: validar um instrumento que consiga mensurar o pensamento tático das crianças quando em situação de passe, nos jogos motores de invasão. Métodos: Participaram da validação do teste, cinco peritos formados em Educação Física e especialistas em jogos esportivos.  Encaminhou-se à avaliação destes peritos, 15 fotografias. A fim de conseguir a validação do instrumento, foi adotado o índice de concordância > 0,8 entre os peritos sobre os itens do teste. Resultados: Dez fotografias apresentaram índice de concordância > 0,8. Conclusão: Conseguiu-se verificar e constar que o instrumento consegue atender a função para o qual ele foi elaborado.

 

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Biografia do Autor

Luis Martiny, IFRN

Mestre em Educação Física UPE/UFPB – Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Fernando Jaime González, UNIJUÍ

Doutor em Ciências do Movimento Humano UFRGS – Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

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Publicado

13-12-2017

Como Citar

Martiny, L., & González, F. J. (2017). Processo de validação de instrumento que permite avaliar o pensamento tático de crianças. Kinesis, 35(3). https://doi.org/10.5902/2316546425862

Edição

Seção

Artigos originais