AS COMPETIÇÕES INFANTOJUVENIS À LUZ DA PEDAGOGIA DO ESPORTE

Hannah Aires, Gabriel Henrique Tremer Gonçalves, Roberto Tierling Klering, Carlos Adelar Abaixe Balbinotti

Resumo


O presente artigo de revisão objetiva estabelecer quais categorias são essenciais à um modelo de competição esportiva infantojuvenil. A coleta de dados foi realizada em quatro fases: 1) Identificação das fontes; 2) Compilação; 3) Fichamento; e 4) Análise e interpretação. Os resultados apontam para duas categorias pilares do modelo competitivo infantojuvenil: a) A competição enquanto elemento estruturante da formação integral do indivíduo e b) A competição de acordo com as possibilidades e expectativas do público infantojuvenil. Verificada a carência de estudos na área, espera-se que esta pesquisa fomente o desenvolvimento de estudos empíricos para identificar necessidades específicas de cada modalidade.

Palavras-chave


Criança; Adolescente; Esportes; Educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546420529



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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