Efeitos do plano motor ma aquisição, retenção e transferência de uma destreza fechada

Jacira da Silva Paixão

Resumo


O estudo objetivou verificar os efeitos de diversos tiposde plano motor nas situações de aquisição, retenção de uma destreza motora. 0 marco referencial teórico foi modelo de aquisição de destrezas motoras de Anete Gentile, destacando-se dois tipos de plano motor apresentados pela mesma: o plano motor do aluno e o plano motor do professor. A originalidade do trabalho foi apresentado um terceiro tipo di plano moto) plano motor misto. 0 estudo foi realizado com alunos do curso Licenciatura em Educação Física, sendo selecionada uma amostra trinta sujeitos, após a aplicação de testes que mediram: QI motivação, altura, idade, propriocepção, coordenação e lateralidade os quais foram: distribuídos em blocos casualizados. Os resultados indicaram não haverem diferenças significativas entre os tipos di plano motor estudados na aquisição da destreza e na transferência intratarefa quanto à distância dos lançamentos Contudoindicaram ser o plano motor do aluno o mais efetivo na  situação de retenção adquirida e na transferência quanto variação do movimento

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2316546410355



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.