Modalidades Esportivas: introdução a una metodologia alternativa
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546410330Resumo
A educação fisica no brasil desenvolveu-se através de metodologias basicamente militaristas que buscavam, como fim ultimo, a disciplina e a aptidão fisica. desta forma, métodos de ensino, bem como a ginastica calistenica, a sueca, o método francês e outros, impregnaram as praticas educativas de autoritarismo e movimentos estereotipados .
Com a supervalorização do desporto, através de pierre de coubertin (apud sobral, 1976), o rendimento técnico passa a assumir um dos importantes papeis dentro dos objetivos da educação fisica, ao lado do rendimento bio-fisico. e assim que o metodo desportivo, de origem francesa, passa a se constituir num dos métodos de ensino mais adotados no brasil.
Sobral (1976) justifica esta tendência argumentando que a ideologia dominante afasta a educação fisica da dimensão pedagógica e da dimensão política a fim de satisfazer resultados de eficácia imediata, expressa na melhoria das capacidades e das qualidades do quadro real da sua aplicação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.