Modalidades Esportivas: introdução a una metodologia alternativa

Iara Regina Damiani Oliveira

Resumo


A educação fisica no brasil desenvolveu-se através de metodolo­gias basicamente militaristas que buscavam, como fim ultimo, a dis­ciplina e a aptidão fisica. desta forma, métodos de ensino, bem como a ginastica calistenica, a sueca, o método francês e outros, impreg­naram as praticas educativas de autoritarismo e movimentos estereo­tipados .

Com a supervalorização do desporto, através de pierre de coubertin (apud sobral, 1976), o rendimento técnico passa a assumir um dos importantes papeis dentro dos objetivos da educação fisica, ao lado do rendimento bio-fisico. e assim que o metodo desportivo, de origem francesa, passa a se constituir num dos métodos de ensino mais ado­tados no brasil.

Sobral (1976) justifica esta tendência argumentando que a ideo­logia dominante afasta a educação fisica da dimensão pedagógica e da dimensão política a fim de satisfazer resultados de eficácia imedia­ta, expressa na melhoria das capacidades e das qualidades do quadro real da sua aplicação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2316546410330



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.