Transfusão de sangue: dignidade e autonomia dos religiosos Testemunhas de Jeová

Autori

  • Vinicius de Paula Rezende Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797512726

Parole chiave:

direitos fundamentais, Dignidade da pessoa humana, autonomia do paciente.

Abstract

Este estudo analisa se a dignidade e a liberdade dos religiosos, denominados Testemunhas de Jeová, possuem imbricação com a autonomia dos mesmos, quanto à escolha de tratamento médico. Deste modo, visa-se relatar a conceituação formal de direitos fundamentais, bem como delimitar suas características essenciais. Ademais, constitui objetivo desta pesquisa a compreensão da recusa à transfusão de sangue pelos mencionados religiosos, sob a ótica dos juízos integrantes da máxima da razoabilidade, consistentes nos juízos de adequação, de necessidade e de razoabilidade stricto sensu. A metodologia desenvolvida consiste na pesquisa teórica ou bibliográfica, a qual se sustenta por intermédio do levantamento bibliográfico feito para se obter parâmetros objetivos de interpretação razoável. Deste modo, utilizou-se o método dedutivo em razão de se considerar premissas universais (não existe ser humano que possua menos dignidade e liberdade que outro) com o escopo de se alcançar assertivas singulares (o religioso testemunha de Jeová possui dignitas na mesma proporção das demais pessoas de direito). Por derradeiro, conclui-se pela existência de direito de autonomia de transfusão de sangue, desde que respeitados os critérios jus-filosóficos da igualdade, democracia, paz e debilidade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Vinicius de Paula Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante do mestrado em Direito Público da Faculdade de Direito Prof. Jacy deAssis da Universidade Federal de Uberlândia. Professor da UNIPAC, Campus Araguari.

Riferimenti bibliografici

ALEXY, Robert. “Direitos fundamentais no Estado constitucional democrático”. Tradução de Luis Afonso Heck. In: RDA, Rio de Janeiro, n. 217, jul./set, 1999, pp. 55-79.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 20. ed. São Paulo: Malheiros, 2007.

CARRACEDO, José Rubio; ROSALES, José Maria; MÉNDEZ, Manuel Toscano. Ciudadanía, nacionalismo e derechos humanos. Madri: Trotta, 2000.

CIANCIARDO, Juan. El conflictivismo en los derechos fundamentales. Navarra/Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra, 2000.

COELHO, Edihermes Marques. Direitos humanos, globalização de mercados e o garantismo como referência jurídica necessária. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2003.

FERRAJOLI, Luigi. Los fundamentos de los derechos fundamentales. 4. ed. Madri: Trotta, 2009.

KANT, Immanuel. A metafísica dos costumes. Tradução Edson Nini. 2. ed. São Paulo: EDIPRO, 2008

LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 10. Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

__________. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

__________ (Org.). Dimensões da dignidade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 18. ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

ZAGREBELSKY, Gustavo. El derecho dúctil. Madri: Trotta, 2009.

##submission.downloads##

Come citare

Rezende, V. de P. (2014). Transfusão de sangue: dignidade e autonomia dos religiosos Testemunhas de Jeová. Revista InterAção, 3(3). https://doi.org/10.5902/2357797512726

Fascicolo

Sezione

Artigos