Transfusão de sangue: dignidade e autonomia dos religiosos Testemunhas de Jeová
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797512726Parole chiave:
direitos fundamentais, Dignidade da pessoa humana, autonomia do paciente.Abstract
Este estudo analisa se a dignidade e a liberdade dos religiosos, denominados Testemunhas de Jeová, possuem imbricação com a autonomia dos mesmos, quanto à escolha de tratamento médico. Deste modo, visa-se relatar a conceituação formal de direitos fundamentais, bem como delimitar suas características essenciais. Ademais, constitui objetivo desta pesquisa a compreensão da recusa à transfusão de sangue pelos mencionados religiosos, sob a ótica dos juízos integrantes da máxima da razoabilidade, consistentes nos juízos de adequação, de necessidade e de razoabilidade stricto sensu. A metodologia desenvolvida consiste na pesquisa teórica ou bibliográfica, a qual se sustenta por intermédio do levantamento bibliográfico feito para se obter parâmetros objetivos de interpretação razoável. Deste modo, utilizou-se o método dedutivo em razão de se considerar premissas universais (não existe ser humano que possua menos dignidade e liberdade que outro) com o escopo de se alcançar assertivas singulares (o religioso testemunha de Jeová possui dignitas na mesma proporção das demais pessoas de direito). Por derradeiro, conclui-se pela existência de direito de autonomia de transfusão de sangue, desde que respeitados os critérios jus-filosóficos da igualdade, democracia, paz e debilidade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALEXY, Robert. “Direitos fundamentais no Estado constitucional democrático”. Tradução de Luis Afonso Heck. In: RDA, Rio de Janeiro, n. 217, jul./set, 1999, pp. 55-79.
BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 20. ed. São Paulo: Malheiros, 2007.
CARRACEDO, José Rubio; ROSALES, José Maria; MÉNDEZ, Manuel Toscano. Ciudadanía, nacionalismo e derechos humanos. Madri: Trotta, 2000.
CIANCIARDO, Juan. El conflictivismo en los derechos fundamentales. Navarra/Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra, 2000.
COELHO, Edihermes Marques. Direitos humanos, globalização de mercados e o garantismo como referência jurídica necessária. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2003.
FERRAJOLI, Luigi. Los fundamentos de los derechos fundamentales. 4. ed. Madri: Trotta, 2009.
KANT, Immanuel. A metafísica dos costumes. Tradução Edson Nini. 2. ed. São Paulo: EDIPRO, 2008
LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 10. Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.
__________. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.
__________ (Org.). Dimensões da dignidade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 18. ed. São Paulo: Malheiros, 2000.
ZAGREBELSKY, Gustavo. El derecho dúctil. Madri: Trotta, 2009.