A educação quilombola e a Dança da Suça no município Chapada da Natividade-TO

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/2357797588440

Mots-clés :

Educação histórica, Educação patrimonial, Memória, Identidade cultural

Résumé

A Dança da Suça é uma manifestação cultural tradicional presente nas regiões dos estados de Goiás e Tocantins, sobretudo, nas comunidades quilombolas e tradicionais localizadas nas cidades de Natividade, Chapada da Natividade, Santa Rosa, Monte do Carmo, Almas e Dianópolis. Neste artigo enfatizamos a prática da suça no quilombo Chapada da Natividade, por representar uma região que, por dezessete anos, vivenciamos a docência e as tradições culturais presentes. O objetivo deste trabalho é evidenciar a relação entre a Dança da Suça e a Educação Quilombola, com ênfase nas leituras realizadas sobre memória e prática cultural. Começamos discutindo a contribuição da educação e seus fundamentos para o desenvolvimento humano e o vínculo com a Dança da Suça, a partir das interfaces com os estudos sobre a memória coletiva e a prática cultural, buscando os fundamentos em Maurice Halbwachs (1990) e outras leituras como elementos importantes sobre o estudo de comunidade quilombola e a preservação da memória. Por fim, examinamos as perspectivas da educação patrimonial com ênfase na Educação Histórica como subsídio na compreensão sobre a identidade e o desenvolvimento escolar e da comunidade, além das influências culturais que marcam suas memórias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Roberta Tavares de Albuquerque Menezes, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, TO, Brasil.

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura - em História pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2010) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Fez estágio pós-doutoral em História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é Professor Adjunto no curso de Licenciatura em História da UFT-Porto Nacional e coordenador do PPGHispam-UFT. Também é coordenador do Núcleo de estudos Afro-brasileiros da UFT-Porto Nacional.Tem experiência na área de ensino de História, fotográfica, Literatura e História, com ênfase em História do Brasil e Literatura Modernista atuando principalmente nos seguintes temas: discurso e poder, literatura modernista, projetos de integração e pensamento autoritário brasileiro. Também desenvolve pesquisa abordando as relações entre Mídias, tecnologias e História, criador e líder do Grupo de Pesquisa em Mídias, tecnologias e História (MITECHIS). É  criador e Editor da revista Convergências: Estudos em Humanidades Digitais (2965-2758) e parecerista em mais de dez periódicos nacionais.

Regina Célia Padovan, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em História e Mestrado em História Social, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Associada da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional;, Docente do curso de Licenciatura em História e do Mestrado Profissional em História das Populações Amazônicas. (PPHISPAM). Atua como professora em história da educação; metodologia, prática e ensino de História; Desenvolve pesquisas no campo da história da educação, escolarização e metodologias, com enfoque para memórias, representações e cultura escolar; história e historiografia regional; práticas educativas e formação docente.

Références

ANDES, E. do. Suça e Tambor: Cultura popular e identidade na construção histórica do Tocantins. 2008. XX fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Social). Universidade Federal do Tocantins, Curso de Especialização: História Social, Porto Nacional, 2008.

ALMEIDA, S. Racismo estrutural. [Structural Racism]. São Paulo: Pólen, 2019. 264 p.

ARAÚJO, W. A. de. Os Ritmos Tradicionais nos Tambores do Tocantins: Constituições Identitárias e Processos Culturais. Serviço Público Federal Universidade Federal de Goiás Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cidadania e Cultura, Goiânia 2013.

BAIOCCHI. M. de N. Kalunga: povo da Terra. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, 1999.

BITTENCOURT, C. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. PARECER CNE/CEB Nº: 16/2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11091-pceb016-12&category_slug=junho-2012-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 21 jul. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular-Educação é a Base. Produção Editorial: Fundação Carlos Alberto Vanzolini Gestão de Tecnologias em Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acessado em: 30 jul. 2024.

BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acessado em: 30 jul. 2024.

CERRI, L. F. Ensino de História e consciência histórica. Río de Janeiro, FGV: 2011.

CHAUÍ, M. Cidadania cultural: o direito à cultura. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.

COOPER, H. O pensamento histórico das crianças. In: BARCA, I. (Org.). Para uma educação histórica de qualidade. Actas das IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Universidade do Minho, 2004. p. 55-76.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.

DIAS, Lázaro Cézar; FERREIRA, Laís Stefani; FREITAS, Samily Loures de. Sincretismo religioso e turismo cultural: a celebração do Reinado em Ouro Preto (MG) no contexto da pandemia da Covid-19. Revista de Turismo Contemporâneo, Natal, v. 10, n. 1, p. 140-161, jan./abr. 2022.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. Tradução de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Vértice, 1990.

HORTA, M. de L. P. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, 1999.

MARQUES, J. P. Educação patrimonial e ensino da história local na educação básica. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-11, 2021.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed.; São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.

ROSA, E. M. A Suça em Natividade: festa, batuque e ancestralidade. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar Em Performances Culturais (EMAC)). Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, 2015.

SANTOS, M. de J. P. dos. Os Desafios da Atuação Docente na Comunidade Quilombola de Chapada da Natividade – TO: Colégio Fulgêncio Nunes (2012 -2019). UFT, (Dissertação) Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional das Populações Amazônicas, UFT, Porto Nacional – TO, 2022.

SARLO, B. Tempo passado: cultura da memória guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

SEVERINO, A. J. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 619-634, set./dez. 2006.

ZAMBEL, L.; LASTÓRIA, L. A. N. Educação e Emancipação em T. W. Adorno: Contribuições para a Formação de Professores. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 4, p. 2205-2218, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8794/6054. Acesso em: 30 jul. 2024.

Téléchargements

Publiée

2024-11-25

Comment citer

Menezes, R. T. de A., Coelho, G. L. S., & Padovan, R. C. (2024). A educação quilombola e a Dança da Suça no município Chapada da Natividade-TO. Revista InterAção, 15(3), e88440. https://doi.org/10.5902/2357797588440

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

1 2 3 > >>