A educação quilombola e a Dança da Suça no município Chapada da Natividade-TO

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797588440

Schlagworte:

Educação histórica, Educação patrimonial, Memória, Identidade cultural

Abstract

A Dança da Suça é uma manifestação cultural tradicional presente nas regiões dos estados de Goiás e Tocantins, sobretudo, nas comunidades quilombolas e tradicionais localizadas nas cidades de Natividade, Chapada da Natividade, Santa Rosa, Monte do Carmo, Almas e Dianópolis. Neste artigo enfatizamos a prática da suça no quilombo Chapada da Natividade, por representar uma região que, por dezessete anos, vivenciamos a docência e as tradições culturais presentes. O objetivo deste trabalho é evidenciar a relação entre a Dança da Suça e a Educação Quilombola, com ênfase nas leituras realizadas sobre memória e prática cultural. Começamos discutindo a contribuição da educação e seus fundamentos para o desenvolvimento humano e o vínculo com a Dança da Suça, a partir das interfaces com os estudos sobre a memória coletiva e a prática cultural, buscando os fundamentos em Maurice Halbwachs (1990) e outras leituras como elementos importantes sobre o estudo de comunidade quilombola e a preservação da memória. Por fim, examinamos as perspectivas da educação patrimonial com ênfase na Educação Histórica como subsídio na compreensão sobre a identidade e o desenvolvimento escolar e da comunidade, além das influências culturais que marcam suas memórias.

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Autor/innen-Biografien

Roberta Tavares de Albuquerque Menezes, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, TO, Brasil.

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura - em História pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2010) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Fez estágio pós-doutoral em História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é Professor Adjunto no curso de Licenciatura em História da UFT-Porto Nacional e coordenador do PPGHispam-UFT. Também é coordenador do Núcleo de estudos Afro-brasileiros da UFT-Porto Nacional.Tem experiência na área de ensino de História, fotográfica, Literatura e História, com ênfase em História do Brasil e Literatura Modernista atuando principalmente nos seguintes temas: discurso e poder, literatura modernista, projetos de integração e pensamento autoritário brasileiro. Também desenvolve pesquisa abordando as relações entre Mídias, tecnologias e História, criador e líder do Grupo de Pesquisa em Mídias, tecnologias e História (MITECHIS). É  criador e Editor da revista Convergências: Estudos em Humanidades Digitais (2965-2758) e parecerista em mais de dez periódicos nacionais.

Regina Célia Padovan, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em História e Mestrado em História Social, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Associada da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional;, Docente do curso de Licenciatura em História e do Mestrado Profissional em História das Populações Amazônicas. (PPHISPAM). Atua como professora em história da educação; metodologia, prática e ensino de História; Desenvolve pesquisas no campo da história da educação, escolarização e metodologias, com enfoque para memórias, representações e cultura escolar; história e historiografia regional; práticas educativas e formação docente.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2024-11-25

Zitationsvorschlag

Menezes, R. T. de A., Coelho, G. L. S., & Padovan, R. C. (2024). A educação quilombola e a Dança da Suça no município Chapada da Natividade-TO. Revista InterAção, 15(3), e88440. https://doi.org/10.5902/2357797588440

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