Os paradigmas educativos da formação para o emprego e aprendizagem permanente na União Europeia: o Direito do Trabalho em construção

Auteurs

  • Adriana Hartemink Cantini

DOI :

https://doi.org/10.5902/2357797512710

Mots-clés :

Aprendizagem Permanente, Direitos Sociais, Políticas Públicas, Qualificação, Competência Profissional.

Résumé

Este trabalho apresenta um estudo interdisciplinar que enfoca a perspectiva dos Direitos Humanos e Fundamentais dos trabalhadores, a formação para o emprego e a aprendizagem permanente e por toda a vida na sociedade do Conhecimento e da Globalização. Demonstra a relação existente entre Direito do Trabalho e Educação, na perspectiva do direito à formação para o emprego como um direito social exigível. Para tanto, utiliza as teorias educacionais revolucionárias de Jacques Delors, em os quatro pilares para a educação do futuro, de Edgar Morin em os sete saberes necessários para a educação do futuro e de Paulo Freire, que defende a ideia de que a formação profissional deve ser parte integrante do processo educativo e é uma questão política. Buscando compreender essas temáticas e com foco na aprendizagem permanente e por toda a vida para o trabalho, retoma as normas internacionais dos principais Organismos intergovernamentais sobre a formação para o emprego e a aprendizagem permanente e ao longo da vida, destacando alguns conceitos importantes que irão percorrer toda a discussão: aprendizagem permanente, empregabilidade, competência e qualificação profissional. Buscando aliar conhecimentos educacionais e jurídicos, já que se trata de um estudo interdisciplinar, olha para a União Europeia (EU) no intento de compreender o processo de construção do Instituto da Aprendizagem e da formação profissional. Nesse sentido, traz à tona os principais documentos emitidos pela UE para orientar os Estados membros a unificarem os seus Sistemas de formação facilitando o exercício do direito à mobilidade laboral dos seus trabalhadores. Trabalha a perspectiva da sociedade do conhecimento que leva a UE a buscar políticas públicas capazes de tornar a economia do bloco a mais dinâmica e avançada do mundo, e alcançar o pleno emprego. Todo esse empenho é revelado com base no Memorando Sobre a Aprendizagem ao Longo da Vida, que está fundamentado nas teorias educacionais expressas anteriormente e que serão o pano de fundo da elaboração das normas jurídicas que orientam esse novo Sistema. Na Espanha, trabalha a formação para o emprego como um direito individual do trabalhador buscando afirmar essa posição doutrinária através da busca da legislação pertinente e das doutrinas publicadas a respeito. Verifica como o processo de construção das normas relativas à formação profissional é encaminhado e quais são os atores envolvidos nessa tarefa. Ao final, apresenta conclusões significativas em relação à temática abordada reafirmando a ideia inicial da interdisciplinaridade entre o Direito do Trabalho e a Educação, mais especificamente, a formação para o emprego, retomando as teorias educacionais expressas no início do trabalho.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Adriana Hartemink Cantini

Bacharela em Direito, Advogada, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Formação de Professores em disciplinas especializadas de Direito e Legislação, Mestra em Educação (PUC/RS) e Doutora em Direitos Humanos (USAL/ES). Professora nas áreas de Direito do Trabalho, Direito Internacional e Direitos Humanos e Fundamentais.

Références

AREND, Hannah. A Condição Humana. 6ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1992;

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e apresentação de Celso Lafer. 5º reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004;

COMISSÃO EUROPEIA. Memorando Sobre a Aprendizagem ao Longo da Vida. 30.10.2000. Bruxelas: SEC, 2000.

CONSEJO EUROPEU. Recomendación do Parlamento Europeo y Consejo sobre el establecimiento de um Marco de Referencia Europea de Garantia de la Calidad en la Educación y Formación Profesionales, de 18 de junio de 2009. Publicado no Diário Oficial da UE 2009/C 155/01.

DELORS, Jacques (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 10ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

EDUC. Conclusões do CONSELHO sobre a garantia da qualidade a educação e na formação profissional. 9599/04, EDUC 117 SOC 252, 18 de Maio de 2004.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. Coleção questões da nossa época, nº 23, 5ª edição. São Paulo: Cortez, 1997.

__________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34ª ed. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

__________. Educação como Prática da Liberdade. 19ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

MINARELLI, José Augusto. Empregabilidade: como ter trabalho e remuneração sempre. 19ª Ed. São Paulo: Gente, 2009.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 8ª edição. São Paulo: Cortez: Brasília DF: UNESCO, 2003.

__________. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 12ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2006.

MARTÍN PUEBLA, Eduardo. El Sistema de Formación Profesional para el Empleo. Madrid: Fundación Tripartita para la Formación en el Empleo. Lex Nova, 2009.

MINISTERIO DE TRABAJO Y SEGURIDAD SOCIAL. s/d.

PARLAMENTO EUROPEO. Recomendación (CE) nº 2006/961/CE del Parlamento Europeo y del Consejo, de 18 de diciembre de 2006, relativa a la movilidad transnacional en la Comunidad a efectos de educación y formación: Carta Europea de Calidad para la Movilidad. Diario Oficial L 394 de 30.12.2006.

__________. Recomendación del Parlamento Europeo y del Consejo realtiva a la creación del Sistema Europeo de Créditos para la Educación y la Formación Profesionales (ECVET). Bruselas, 09.04.2008. SEC (2008) 442 SEC(2008) 443].

__________. Recomendación del Parlamento y del Consejo sobre El estabelecimiento de um Marco de Referencia Europeo de Garantia de la Calidad en la Educación y Formación Profesional, de 18 de junio de 2009. Publicado no Diario Oficial de la Unión Europea 2009/C 155/01.

PEREZ LUÑO, Antonio Enrique. Los Derechos Fundamentales. Madrid: Editorial Tecnos, 2004.

PRADOS DE REYES, Francisco Javier. “Contrato de Trabajo y Formación Profesional: consecuencias laborales y sociales de la integración de España en la Comunidad Europea”. In: V Jornadas Universitárias Andaluzas de Derecho dei Trabajo y Relaciones Laborales, celebradas en Sevilla, 15 y 16 de diciembre de 1986.

SASTRE IBARRECHE, Rafael. El Derecho al Trabajo. Madrid: UNIÃO EUROPEIA. Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Jornal Oficial nº C 303 de 14 de dezembro de 2007.

Téléchargements

Comment citer

Cantini, A. H. (2014). Os paradigmas educativos da formação para o emprego e aprendizagem permanente na União Europeia: o Direito do Trabalho em construção. Revista InterAção, 2(2), 57–98. https://doi.org/10.5902/2357797512710

Numéro

Rubrique

Artigos