Planning a biodigester in a school in Maré: critical environmental education and social technology

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797590258

Keywords:

Sanitation, Critical environmental education, Social technology, Environmental justice

Abstract

The inequality in access to basic sanitation and a balanced environment stems from political choices within an exclusionary socioeconomic model that creates sacrifice zones, such as favelas, to sustain itself. Science and technology are embedded in this context, and when claiming neutrality, they serve hegemonic interests. In the fight for environmental justice, it is crucial to consider sanitation solutions in favelas. This article reports on the participatory planning experience of a biodigester with students at the Escola Estadual Professor João Borges de Moraes in Maré, as part of a critical environmental education process. Using practical experience systematization, the study emphasizes participant observation and lesson plan analysis. The results highlight the active role of students, the relevance of the practice for teaching, and participant education on the topic. The article's contribution lies in demonstrating how critical environmental education and social technology can help reduce inequalities through critical thinking, solution creation, collective engagement, and public policies focused on sanitation.

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Author Biographies

Julia Neves Nicolao, Federal University of Rio de Janeiro

Integro, como engenheira ambiental e educadora popular, a equipe multidisciplinar do projeto de extensão LUTES: Lutas Urbanas, Tecnologia e Saneamento (SOLTEC/NIDES/CT/UFRJ), que atua em escolas das favelas Nova Holanda (Maré) e Rocinha, através de parceria com ONGs, empresa de impacto social e lideranças locais. O foco do projeto é, ao longo do processo de ensino-aprendizagem, construir com os estudantes interseções entre os conceitos de saneamento, território, violação de direitos, e racismo ambiental, para fazer diagnóstico, escolha e implementação participativa de soluções de saneamento. Integrei a equipe de saneamento para concepção, obra e educação ambiental da Taboa Engenharia. Atuei como consultora para práticas e soluções em saneamento ecológico na Fértil - Projetos Socioambientais. Lecionei na Escola Municipal Prefeito João Lyra em Caruaru-PE. Graduada em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense (2017) com período sanduíche na Université de Limoges, França (2014-2015), através do programa Ciências sem Fronteiras. Integrante do projeto de extensão Ecorráuze (2014 a 2018) e bolsista em 2017. Diretora acadêmica da primeira gestão do Diretório Acadêmico de Engenharia Ambiental - DEAMB/UFF (2014).

Gustavo Pontual Machado, Federal University of Rio de Janeiro

Professor adjunto do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES/UFRJ), doPrograma de Pós-Graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS). Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS) e do Projeto de Extensão MUDA - CTS (MUDA - Agroecologia e Permacultura: Centrode Tecnologias Sociais), que atua no campo da agroecologia com Laboratórios Vivos no Centro de Tecnologia da UFRJ. Atua com pesquisa no campo do mestrado nas linhas de: Soluções Baseadas na Natureza (SBN), Saneamento Ecológico, Gestão e acesso à água, Tecnologias Sociais, Cuidado e ecologia social. Professor colaborador da da Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ) atuando na linha 1 de Ecologia social, comunidades e sustentabilidade com os temas de ecologia social, sustentabilidade e pesquisa-ação. Docente e participante do colegiado da Pós-Graduação online Educação para Sustentabilidade - Gaia Education da Universidade Federal de Alfenas. Atua no campo das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) e com metodologias colaborativas (Dragon Dreaming e Comunicação Não Violenta CNV).Pós-doc na área de Saúde Pública e Meio Ambiente na ENSP/Fiocruz. Possui graduação em Engenharia Química pela UFRJ, pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ, mestrado em Engenharia Ambiental pela UFRJ e doutor em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ. Autor do livro SOMOS NATUREZA: Soluções Baseadas na Naturezapara o Desenvolvimento Local (https://www.bambualeditora.com.br/p/somos-natureza/).Atuou como coordenador técnico dos resíduos químicos e perigosos do campi Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) , como Coordenador de Saneamento Ecológico no Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) junto à FIOTEC/FIOCRUZ e como Pesquisador do Projeto Condições Sanitárias, socioambientais e de saúde, Termo de Execução Descentralizada -TED entre a Funasa e Fiocruz, organizando publicação de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (TSS) na área de saúde ambiental (https://repositorio.funasa.gov.br/handle/123456789/681 ) e conduzindo atividades de pesquisa da tecnologia Solução Alternativa de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z).

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Published

2025-06-17

How to Cite

Nicolao, J. N., & Machado, G. P. (2025). Planning a biodigester in a school in Maré: critical environmental education and social technology. InterAção, 16(1), e90258. https://doi.org/10.5902/2357797590258