A Guerra do Iraque em perspectiva: um balanço da política externa neoconservadora e o ônus da guerra

Autores

  • Gustavo Fornari Dall’Agnol Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Bruno Hendler Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797529397

Palavras-chave:

Estados Unidos, Iraque, política externa, neoconservadores, geopolítica.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivos: a) compreender o processo de ascensão do movimento neoconservador norte-americano e sua estratégia global de forma a compreender a Guerra do Iraque (2003-2011) a partir do contexto da Guerra ao Terror, protagonizada pela administração George W. Bush; e b) realizar um balanço do ônus da Guerra do Iraque para a economia dos Estados Unidos. Para tanto, o trabalho está dividido em três partes. A primeira debate a edificação do arquétipo do pensamento conservador na sociedade norte-americana. A segunda parte trata da Guerra do Iraque em si. A ascensão dos neoconservadores ao governo dos Estados Unidos e os atentados de 11/09 foram os eventos que significaram a possibilidade de colocar em prática o projeto de domínio do Oriente Médio e controle do petróleo no Golfo Pérsico, cumprindo vários objetivos necessários para a expansão do poder norte-americano. Entre esses objetivos encontram-se: a contenção da China e da Rússia no território asiático; o controle de recursos estratégicos como o petróleo; o posicionamento de bases militares em territórios chave; a intervenção em regimes contrários aos interesses norte-americano em todo o Oriente Médio; e o auxílio a aliados chave como Israel e Arábia Saudita no cenário geopolítico asiático. Por fim, faz-se um breve balanço das consequências do “atoleiro iraquiano” para a economia e sociedade dos EUA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Fornari Dall’Agnol, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Bruno Hendler, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista CAPES.

Referências

BRITO, Bernardo de Azevedo. Iraque: dos primórdios a procura de um destino. Florianópolis: Ed da UFSC, 2014

FIORI, José Luís. “O sistema interestatal capitalista no início do século XXI”. In: FIORI, José Luís; MEDEIROS, Carlos A; SERRANO, Franklin P. O mito do colapso do poder americano. Rio de Janeiro: Record, 2008.

HARVEY, David. O Novo Imperialismo. Editora Loyola: São Paulo, 2004.

HENDLER, Bruno. Ônus e bônus da Guerra ao Terror: custos para os EUA e ganhos relativos da China em tempos de mudança no sistema-mundo moderno. Curitiba: Instituto Memória, 2015.

KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Editora Contexto, 2007.

LIBRARY & MUSEUM, Ronald Reagan Presidential. Ronald Reagan’s Major Speeches, 1964-89. s/d. Disponível em: http://www.reaganlibrary.gov/major-speeches-index. Acesso em: novembro de 2015.

__________. Ronald Reagan Presidential. White House Staff and Office Files. s/d. Disponível em: http://www.reagan.utexas.edu/archives/textual/smofmain.html. Acesso em: novembro de 2015.

LIBRARY & MUSEUM, George Bush Presidential. s/d. Disponível em: http://bush41.org/. Acesso em: novembro de 2015.

SOUZA, André de Mello, NASSER, Reginaldo Mattar, FRACALOSSI, Rodrigo de Moraes (orgs). Do 11 de setembro de 2001 à guerra ao terror: reflexões sobre o terrorismo no século XXI. Brasília: Ipea, 2014

PECEQUILO, Cristina Soreanu. Os Estados Unidos e o Século XXI. Rio de Janeiro, 2012.

PNAC. Rebuilding America’s Defenses: Strategy, Forces and Resources For a New Century. 2013. Disponível em: https://web.archive.org/web/20130817122719/http://www.newamericancentury.org/RebuildingAmericasDefenses.pdf. Acesso em: dezembro de 2015.

Downloads

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Dall’Agnol, G. F., & Hendler, B. (2017). A Guerra do Iraque em perspectiva: um balanço da política externa neoconservadora e o ônus da guerra. Revista InterAção, 11(11). https://doi.org/10.5902/2357797529397

Edição

Seção

Artigos