Marketing e comercialização: estudo de caso da cooperativa de plataforma e-COO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797590240

Palavras-chave:

Cooperativismo de plataforma, Tecnologia social, Agricultura familiar, Marketing, Estudo de caso

Resumo

O e-COO é uma cooperativa de plataforma voltada para a agricultura familiar no extremo sul do Rio Grande do Sul, financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Utilizando o método de estudo de caso (EV & GOMES, 2014) combinado com a análise S.W.O.T., a pesquisa analisou a comercialização e o marketing da cooperativa, abordando o equilíbrio entre o crescimento das vendas e os princípios do cooperativismo de plataforma (SANDOVAL, 2019; SCHOLZ, 2016). Os resultados indicam que o e-COO demonstra o potencial do cooperativismo de plataforma para criar alternativas de comercialização em áreas exploradas. A experiência ressalta a importância do marketing para promover a visibilidade dos pequenos produtores e desafiar a lógica competitiva do capitalismo, buscando impacto econômico local.

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Biografia do Autor

Evilin Thaoane de Matos Campos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestranda em Ciências da Comunicação pela Unisinos, com bolsa parcial da Capes. Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2018). É membra do grupo de pesquisa Digilabour, coordenado por Rafael Grohmann. Pesquisadora voluntária do projeto Fairwork Brasil, encabeçado pela Universidade de Oxford em parceria com a Unisinos. Participou como pesquisadora assistente do projeto Histories of AI: Genealogy of Power (University of Cambridge, 2021). Participa como pesquisadora assistente do projeto Click farm platforms in brazil and colombia: work conditions and worker organising, financiado pela University of Witwatersrand (África do Sul) no âmbito do projeto Future of Work(ers) in the global South. Foi estagiária docente da cadeira Jornalismo Comunitário e Cidadão, ministrada para a turma de Jornalismo da Unisinos e atualmente é estagiária docente da cadeira de Mashups Culturais, ministrado para bacharelado interdisciplinar em humanidades, artes e tecnologia, ambos sob coordenação de Rafael Grohmann. Trabalhou em Zero Hora e Jornal do Comércio. Tem experiência profissional com redação jornalística, fotografia, mídias sociais, temas relacionados à Cultura, Negócios, Política e Feminismo. Concluiu o Ensino Fundamental e Médio em escola pública.

Mariana da Rocha Silva, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Mestranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas - UFPel, na Linha 4 - Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas. Atualmente participa dos Grupos de Pesquisa Laboratório de Tecnologia Social, Arte e Economia Criativa (FURG/CNPq), do Grupo de Estudos e Pesquisa AFEE! - Arte, Formação e Experimentações Estéticas (FURG/CNPq) e Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (UFPel/CNPq). É bolsista no Projeto e-COO - Cooperativismo de Plataforma: Inovação e Tecnologia social para o fortalecimento da agricultura familiar na Metade Sul do Rio Grande do Sul/RS.

Silvia Silva da Costa Botelho, Universidade Federal do Rio Grande

é Bolsista de Produtividade 1C em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, e membro do Comitê Assessor em Desenvolvimento Tecnológico (CA-DT) do CNPq. Sua graduação foi em Engenharia Elétrica (1991) e mestrado em Ciências da Computação (1996), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e doutorado em Robótica, Informática e Telecomunicações pelo LAAS/CNRS França (2000). Atualmente é Professora Titular e Diretora do Centro de Ciências de Dados, Robótica e Automação -iTec/FURG Unidade EMBRAPII da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A professora é membro do Comitê Operacional do Parque Científico Tecnológico OCEANTEC e do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação. Tem experiência na área de Engenharia de Computação e Automação, com ênfase na área de Robótica e Inteligência Artificial para Sistemas Autônomos. Nos últimos 10 anos, ela publicou mais de 60 artigos em periódicos e mais de 160 em conferências, tendo índice i10 80 e H 25 e pelo Scholar Google e mais 4.400 citações. Muitos dos quais em conferências e periódicos de alto impacto. Recebeu o - Prêmio Destaque Pesquisador Gaúcho 2020 - da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) pelas suas contribuições em Inteligência Artificial. Orientou 33 estudantes de mestrado e 12 de doutorado. Participou da criação das Competições Brasileiras de Robótica, Olimpíada Brasileira de Robótica e RoboCup Brasil. Teve vários trabalhos laureados e premiação, hexa campeã brasileira de futebol de robôs, finalista da ImagineCup Microsoft Brazil, Best Paper no IEEE International Conference in Machine Learning Applications, segundo lugar no NAFIPS 2018 e outstanding student paper no NAFIPS 2019, terceiro lugar no melhor artigo do BRACIS 2018, segundo lugar no melhor artigo do SIBGRAPI 2018, segundo lugar no melhor artigo do IEEE LARS/SBR 2018, segundo lugar na melhor dissertação de Mestrado em Robótica 2017/2018 pela CER-SBC e segundo Lugar no Workshop de Trabalhos de Graduação - WUW-SIBGRAPI 2018. Participa da coordenação do grupo de pesquisa em Automação e Robótica Inteligente (NAUTEC), o qual tem mais de 80 pesquisadores ativos, incluindo docentes, técnicos, bolsistas e alunos de graduação e pós-graduação. O grupo recebeu um aporte de mais de 50 milhões de reais nos últimos 10 anos. Concebeu, institucionalizou e dirige o ecosssitema de Inovação associado à Unidade Embrapii iTec/FURG em Robótica e Automação, o qual conta hoje com uma carteira de mais de 20 milhões de reais em projetos de P&D&I com empresas do Brasil todo e exterior, dois grandes programas de formação de pessoas (PRH/ANP e EMBRAPII/MEC), incubação e inovação aberta. Coordena mais de 10 projetos de P&D&I com grandes parceiros industriais como Petrobras eYara Brasil bem como projetos sociais com cooperativas e orgãos de fomento CAPES, CNPQ, FAPERGS e ANP. Teve também, nos últimos 5 anos, seis patentes depositadas e inúmeros softwares desenvolvidos. Colaborou na fundação de várias startups: IGrow, AuRos, MProject e Demetec. Em 2019, foi General Chair do IEEE LARS e do Robótica 2019, e em 2021 foi General Chair também do SBAI. É membro do comitê de programa de diversas conferências em Robótica e IA. Coordenou diversos projetos internacionais de colaboração incluindo países como Alemanha, Espanha, Itália e Uruguai. É representante do Brasil na International Maritme Organization (IMO) para discussões sobre Embarcações Autônomas e suas legislações. Participou da criação de dois cursos de graduação e três programas de pós-graduação, bem como do Centro de Ciências Computacionais da FURG, onde coordenou pós-graduação e atuou na direção por 12 anos.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Campos, E. T. de M., Silva, M. da R., & Botelho, S. S. da C. (2025). Marketing e comercialização: estudo de caso da cooperativa de plataforma e-COO. InterAção, 16(1), e90240. https://doi.org/10.5902/2357797590240