Desenvolvimento Socioprofissional: <i>habitus</i> e saber-fazer docente

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2357797588762

Mots-clés :

Práticas pedagógicas, Trabalho docente, Habitus

Résumé

O presente artigo apresenta reflexões e questionamentos acerca do desenvolvimento profissional dos professores por uma perspectiva histórico-social à luz do conceito de habitus. Com o objetivo de problematizar as discussões em torno do trabalho docente e das práticas pedagógicas, como um processo complexo que ocorre por meio de ações sociais reguladas, buscou-se, como método, a revisão de literatura com apoio nos estudos de Bourdieu (2003); Day (1999); Perrenoud (2001) e Sarti (2020). Nos resultados das discussões apresentadas, constata-se que as práticas pedagógicas se desenvolvem mediante um processo de formação contínua, histórico-social, constantemente tensionada pela cultura que permeia toda trajetória profissional dos professores.

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Bibliographies de l'auteur

Daiane Luzia de Matos Bueno, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2017), Especialização em Ensino de Matemática e Administração Escolar pela Faculdade Martins (FAMART), Mestranda na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP - Campus de Rio Claro. Participante do grupo de estudos Raios de Sol da Unesp Rio Claro. Atualmente é professora da Educação Básica I - Secretaria Municipal da Educação de Limeira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Fabiana Rosa Vilela de Oliveira Guilherme, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Departamento de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- Campus Rio Claro. Especializada em Psicopedagogia - Universidade Claretiano. Licenciada em Pedagogia pela UNESP/Rio Claro. Atualmente é diretora de escola substituta no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Rio Claro SP. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização "Raios de Sol", vinculado a RED Latinoamericana para la transformación da Formación Docente em Lenguaje.

Références

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Publiée

2025-03-31

Comment citer

Bueno, D. L. de M., & Guilherme, F. R. V. de O. (2025). Desenvolvimento Socioprofissional: <i>habitus</i> e saber-fazer docente. InterAção, 16(1), e88762. https://doi.org/10.5902/2357797588762