Literatura afro-brasileira: uma instância das linguagens para uma educação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797588450Palavras-chave:
Linguagens, Literaturas, Literatura afro-brasileira, Literatura negraResumo
O estudo apresenta reflexões sobre educação, linguagens e literatura, especialmente literatura afro-brasileira. O objetivo deste é compartilhar algumas reflexões acerca da literatura afro-brasileira e suas influências na formação da identidade negra diante de um contexto de negacionismo identitário oriundo da colonização. O estudo é qualitativo e de cunho bibliográfico, sendo a base dissertativa composta por autores/as que dialogam acerca das temáticas supracitadas. As discussões atravessam o campo literário afro-brasileiro, que, por meio de suas narrativas, promove iniciativas de visibilidade e até mesmo denúncia das desigualdades sociais e raciais introduzidas e reproduzidas nas sociedades, as quais são geridas diante da lógica colonial. A partir das leituras e discussões, percebeu-se a relevância do campo literário enquanto instrumento de luta e resistência da negritude. Na literatura, pode-se introduzir realidades que estavam invisibilizadas socialmente diante da hipocrisia de um sistema de sociedade que se diz democrático e igualitário, no entanto, preza pela reprodução das desigualdades, de preconceitos, tais como o racismo. Notificou-se também que a formação das subjetividades deve ser ressignificada, passando a romper com a lógica dominante, a qual remete à ascensão do branco em função da regressão do negro. Ressalta-se, por fim, que iniciativas combativas são indispensáveis para o alcance de uma sociedade, ou melhor, de sociedades mais justas. É preciso referenciar e tornar objetivo os princípios humanos, para então, haver pessoas emancipadas junto aos seus pares.
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