Literatura afro-brasileira: uma instância das linguagens para uma educação antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797588450

Palavras-chave:

Linguagens, Literaturas, Literatura afro-brasileira, Literatura negra

Resumo

O estudo apresenta reflexões sobre educação, linguagens e literatura, especialmente literatura afro-brasileira. O objetivo deste é compartilhar algumas reflexões acerca da literatura afro-brasileira e suas influências na formação da identidade negra diante de um contexto de negacionismo identitário oriundo da colonização. O estudo é qualitativo e de cunho bibliográfico, sendo a base dissertativa composta por autores/as que dialogam acerca das temáticas supracitadas. As discussões atravessam o campo literário afro-brasileiro, que, por meio de suas narrativas, promove iniciativas de visibilidade e até mesmo denúncia das desigualdades sociais e raciais introduzidas e reproduzidas nas sociedades, as quais são geridas diante da lógica colonial. A partir das leituras e discussões, percebeu-se a relevância do campo literário enquanto instrumento de luta e resistência da negritude. Na literatura, pode-se introduzir realidades que estavam invisibilizadas socialmente diante da hipocrisia de um sistema de sociedade que se diz democrático e igualitário, no entanto, preza pela reprodução das desigualdades, de preconceitos, tais como o racismo. Notificou-se também que a formação das subjetividades deve ser ressignificada, passando a romper com a lógica dominante, a qual remete à ascensão do branco em função da regressão do negro. Ressalta-se, por fim, que iniciativas combativas são indispensáveis para o alcance de uma sociedade, ou melhor, de sociedades mais justas. É preciso referenciar e tornar objetivo os princípios humanos, para então, haver pessoas emancipadas junto aos seus pares.

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Biografia do Autor

Marcílio Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bolsista de Produtividade em Pesquisa – nível 2, Artista da Cena, Pós-Doutor em Artes e em Educação, Doutor em Educação, Professor do Curso de Dança e dos Programas de Pós-Graduação PPGArC, PPGEd e PROFARTES da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR) e Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN).

Josivando Ferreira da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, (2023). Especialista em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, (2022). Pedagogo pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, (2019). Discente do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES. Graduando em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Formação em Danças Urbanas e Teatro pelos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte - CUCAS, da Prefeitura de Fortaleza-CE. Possui pesquisas nas linhas de Políticas Educacionais, Arte-Educação, Relações Étnico-Raciais e outras.

Marcio Romeu Ribas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996), foi estudante do mestrado na área de Teoria e Prática Pedagógica, no programa de pós-graduação em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Doutor em Educação ProPEd/UERJ. Professor Adjunto no Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os interesses de pesquisa são os seguintes temas: educação física escolar e literatura, educação física escolar e as narrativas em imagens (fotografia, cinema, literatura), práticas culturais de movimento nas suas relações com a vida cotidiana urbana, educação física e os povos indígenas da região norte do Brasil, história das práticas culturais de movimento e sua relação com a educação do corpo. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC/UFRN), do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM/UFRN), Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LaboMídia/UFSC), Grupo de Pesquisas Transdisciplinar em Comunicação e Cultura (Marginália/UFRN) e do Grupo de Estudos em Ludomotricidade (GEL/UFRN).

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

Vieira, M., Cruz, J. F. da, & Oliveira, M. R. R. de. (2024). Literatura afro-brasileira: uma instância das linguagens para uma educação antirracista. Revista InterAção, 15(3), e88450. https://doi.org/10.5902/2357797588450