Poetry Slam na socioeducação, Vidas-Palavras em transform(ação)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797588425Palavras-chave:
Poetry Slam, Socioeducação, Projetos de vidas, Emancipação humanaResumo
Este estudo tem o objetivo de explicitar práticas educacionais construídas mediante a Poetry Slam (batalhas de poesia falada) com adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação em um Centro de Atendimento Socioeducativo, em um município do interior do estado de São Paulo (Brasil). As discussões partem dos resultados de uma pesquisa-ação que analisou a contribuição da poesia Slam para o reconhecimento e entendimento no que concerne aos Direitos Humanos e para construção de Projetos de Vidas políticos e emancipatórios de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de Internação. Nesse contexto, emergiu uma experiência em que foi possível realizar oficinas pautadas pelos processos identitários, de narrativas autobiográficas e de performance poética. Momentos em que observou-se significativos e potentes movimentos de empoderamento juvenil, ocorrendo a sistematização e apropriação de conhecimentos no que diz respeito aos direitos humanos, aos contextos históricos de vivências e (res)significações quanto às necessidades para construção de projetos de vidas. Sendo um envolvimento transformador em que os sujeitos em privação de liberdade revelaram suas existências através de seus corpos e palavras de modo histórico e singular. Diante disso, as práticas educativas com a poetry Slam contribuíram significativamente para quebrar estigmas marginalizadores e excludentes, abrindo espaços para construção de projetos de vidas políticos e emancipatórios, configurando-se a potencialidade de vidas-palavras que mobilizam para a transform(ação).
Downloads
Referências
ADORNO, S. Ética e violência: Adolescentes, crime e violência. In: ABRAMO, H.W.; FREITAS, M. V.V.; SPÓSITO, M. P. (Org.). Juventude em debate. São Paulo. Cortez. p. 97-110. 2002.
ALMEIDA, J. A. M. de. Sobre Anamorfose: identidade e emancipação na velhice. Tese Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2005. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17083. Acesso em: 02 fev. 2023.
AGUIAR, W.M. J.; OZELLA, S. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão. Brasília. v. 26, n. 2. 2006.
AGUIAR, W.M. J.; OZELLA, S. A apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília. v. 94, n. 236, p. 299-322, 2013.
BRASIL, Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Artigo 121 da Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990.
BRASIL, Presidência da República. Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Levantamento nacional SINASE 2017. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/crianca-e-adolescente/LevantamentoAnualdoSINASE2017.pdf. Acesso em: 20 out. 2023.
BRITO, F. S. Mulher chefe de família: um estudo de gênero sobre a família monoparental feminina. 2008 Revista Urutágua, n. 15. Disponível em: http://www.urutagua.uem.br/015/15brito.htm. Acesso em: 20 out. 2023.
CARONE, I. A dialética marxista: uma leitura epistemológica. In S. T. M. Lane & W. Codo (Orgs.), Psicologia Social: o homem em movimento (pp. 20-30). São Paulo: Brasiliense. (Original publicado em 1984). 2004.
CARVALHO, A. M. B. Escolarização de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação: estudo bibliográfico. 2015. Dissertação de Mestrado. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2550530. Acesso em: 20 out. 2023.
CIAMPA, A. C. BRASIL Identidade humana como metamorfose: a questão da família e do trabalho e a crise de sentido no mundo moderno. Interações, São Paulo, v. 3, nº. 6, p. 87-101, jul/dez. 1998.
COSTA, C. S. S.; ALBERTO, M. F. P.; SILVA, E. B. F. L. Vivências nas Medidas Socioeducativas: Possibilidades para o Projeto de Vida dos Jovens. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/gGk76g3HvbkQ95Y6G6ryGKB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 out. 2023.
D’ALVA, R. E. Teatro hip-hop: a performance poética do atorMC. São Paulo. Perspectiva. 2014.
DAYRELL, J. A MÚSICA ENTRA EM CENA: O RAP E O FUNK NA SOCIALIZAÇÃO DA JUVENTUDE EM BELO HORIZONTE. Dissertação Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo. 2001. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/6c04/1b1765113030830a3d1ecf3f8f3ba4874bf7.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023.
DUDH, Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Resolução 217 A III.
EVARISTO, C. A gente combinamos de não morrer. In: EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas. Fundação Biblioteca Nacional. 2016.
FREITAS, D. S. de. apud AFONSO, L. Slam Resistência: poesia, cidadania e insurgência. Artigo. Universidade Federal de Alfenas. Alfenas. 2019. Disponível em: http://old.scielo.br/pdf/elbc/n59/2316-4018-elbc-59-e5915.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.
GALDEANO, A. P.; ALMEIDA, R. TRÁFICO DE DROGAS ENTRE AS PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL. Mercados, famílias e rede de proteção social. CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. NEU – Núcleo de Etnografias Urbanas. 2018.
IPEA. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. ATLAS DA VIOLÊNCIA 2021.GOVERNO FEDERAL. MINISTÉRIO DA ECONÔMIA. 2021.
LIMA, A. F. Metamorfose, Anamorfose e Reconhecimento Perverso: a identidade na perspectiva da psicologia social crítica. São Paulo. FAPESP. EDU. 2010.
MARQUES, E. de S. A.; CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. Prática educativa bem-sucedida na escola: reflexões com base em L. S. Vigotski e Baruch de Espinosa. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, e227169. Epub Nov 13, 2017. ISSN 1413-2478. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/bDCVWkKnRDcRNKGpRZLvcHP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 9 nov. 2022.
MARTIN, V. L. de R.; BUENO, A. de G. Slam e o direito à cidade: notas a partir do Slam da Guilhermina e do Slam Resistência Aletria, Belo Horizonte/MG, v. 31, n. 4, p. 51-71, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/download/33516/29286/116219. Acesso em: 20 jan. 2023.
MARTINS, A. F. P. CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRABALHO INFANTIL NO TRÁFICO DE DROGAS: VISIBILIZAR PARA PROTEGER. SCIAS. Direitos Humanos e Educação. Belo Horizonte/MG, v.3, n.2, p. 111-130, jul/dez. 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5131/317. Acesso em: 07 jan. 2023.
NEVES, C. A. de B. SLAMS – LETRAMENTOS LITERÁRIOS DE REEXISTÊNCIA AO/NO MUNDO CONTEMPORÂNEO Linha D'Água (Online), São Paulo. v. 30, n. 2, p. 92-112. out. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i2p92-112. Acesso em: 20 jan. 2023.
SOMERS-WILLET, S. B.A. “Slam Poetry: Ambivalence, Gender and Authenticity in ‘Slam’”. In: Text, Practice and Performance III, p.37-63. 2001.
SOUZA L. A.; COSTA L. F. O SIGNIFICADO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS PARA ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE. 2012. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0123-91552012000200009. Acesso em: 20 out. 2023.
TAVARES, B. F.; BÉRIA, J. U.; LIMA, M. S. de. Prevalência do uso de drogas e desempenho escolar entre adolescentes. 2001. Revista de Saúde Pública. 35(2), 150-158. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v35n2/4399.pdf. Acesso em: 20 out. 2023.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. Ed.7. São Paulo. Atlas, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.