Poetry Slam na socioeducação, Vidas-Palavras em transform(ação)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797588425

Palavras-chave:

Poetry Slam, Socioeducação, Projetos de vidas, Emancipação humana

Resumo

Este estudo tem o objetivo de explicitar práticas educacionais construídas mediante a Poetry Slam (batalhas de poesia falada) com adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação em um Centro de Atendimento Socioeducativo, em um município do interior do estado de São Paulo (Brasil). As discussões partem dos resultados de uma pesquisa-ação que analisou a contribuição da poesia Slam para o reconhecimento e entendimento no que concerne aos Direitos Humanos e para construção de Projetos de Vidas políticos e emancipatórios de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de Internação. Nesse contexto, emergiu uma experiência em que foi possível realizar oficinas pautadas pelos processos identitários, de narrativas autobiográficas e de performance poética. Momentos em que observou-se significativos e potentes movimentos de empoderamento juvenil, ocorrendo a sistematização e apropriação de conhecimentos no que diz respeito aos direitos humanos, aos contextos históricos de vivências e (res)significações quanto às necessidades para construção de projetos de vidas.  Sendo um envolvimento transformador em que os sujeitos em privação de liberdade revelaram suas existências através de seus corpos e palavras de modo histórico e singular. Diante disso, as práticas educativas com a poetry Slam contribuíram significativamente para quebrar estigmas marginalizadores e excludentes, abrindo espaços para construção de projetos de vidas políticos e emancipatórios, configurando-se a potencialidade de vidas-palavras que mobilizam para a transform(ação).

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Biografia do Autor

Sueli de Fátima Caetano Coppi, Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro

Doutoranda em Educação, linha de pesquisa: políticas, gestão e o sujeito contemporâneo, na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Instituto de Biociências -Rio Claro , SP. Mestra em Educação pela mesma universidade. Graduada e Bacharela em História pelo Centro Universitário de Itajubá (2005), especialista em Educação pela Faculdade Pitágoras. Atualmente é professora na Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro-SP.

Mariana Cunico da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2023) - Campus Rio Claro e é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro. Também, é pós graduanda em "Educação Infantil e Alfabetização" pela Faculdade Claretiano (2024). Atualmente é professora de Educação Básica I - Quadro 1 (Educação Infantil) na rede municipal de educação na cidade de Rio Claro (SP).

Victoria Sara de Arruda, Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro

Doutoranda em Educação pela UNESP, Rio Claro. Mestra em Educação, linha de pesquisa: Linguagem-experiência-memória-formação, na Universidade Estadual Paulista- UNESP, Instituto de Biociências, Rio Claro, financiamento CAPES (2023). Professora dos anos iniciais na SME de Rio Claro-SP, atual. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, na Universidade Estadual Paulista, UNESP, Instituto de Biociências, Rio Claro (2019). Graduada em artes visuais, Centro Universitário Claretiano (2024). Foi bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no Subprojeto "A Contribuição da Literatura nos Processos Formativos no Contexto Escolar", UNESP- Rio Claro (2017-2018). Foi bolsista no Projeto Núcleo de Ensino- Práticas culturais no contexto escolar: Literatura e contação de histórias, UNESP- Rio Claro ( 2018- 2019). Atuou como voluntária no Projeto de Extensão: Educação em direitos humanos na Educação de Jovens e Adultos, UNESP- Rio Claro (2019-2022).Participou como colaboradora de pesquisa no Projeto de extensão: Educação em Direitos Humanos e Medidas Socioeducativas, UNESP- Rio Claro em parceria com a fundação casa de São Carlos-SP (2022). Participa do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade (GREEFA), vinculado ao GEPLinguagens, cadastrado no CNPq, UNESP- Rio Claro. Colabora com o Projeto Enegrecendo a Academia do Coletivo Dandaras, para ações afirmativas na pós-graduação no PPGES e PPGER (Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais)-UFSB. Também participa do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em arte-educação, práticas culturais de contação de histórias e literatura, educação em Direitos Humanos,e o Graffiti como contralinguagem de reexistência.

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

Coppi, S. de F. C., Silva, M. C. da, & Arruda, V. S. de. (2024). Poetry Slam na socioeducação, Vidas-Palavras em transform(ação). Revista InterAção, 15(3), e88425. https://doi.org/10.5902/2357797588425