Mulheres negras na docência universitária: insurgência e transgressão

Autores

Palavras-chave:

Docentes negras, Sexismo, Racismo Institucional, Transgressão, Ensino superior

Resumo

O presente artigo integra uma pesquisa de doutorado, já concluída. O objetivo da investi-gação foi realizar um mapeamento analítico das trajetórias acadêmicas das docentes ne-gras que atuam nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF). De modo objetivo sistematizou-se uma busca para correlacionar as dinâmicas de performan-ces dos marcadores sociais, gênero, raça e classe, norteada pelo arcabouço teórico da in-terseccionalidade, considerando-se que tais categorias atuam entrecruzadas e em intensi-dades variáveis e distintas. Buscou-se averiguar, a forma em que tais categorias são evi-denciadas nas trajetórias acadêmicas das docentes que participaram desta produção e quais as vicissitudes enfrentadas pelas mesmas. É oportuno ressaltar, que sobre a catego-ria classe, faz-se necessário evitar estabelecer o olhar hierarquizante que não raro a cen-traliza e secundariza as demais categorias. As metodologias de pesquisa utilizadas foram a qualitativa e a quantitativa. No acesso ao banco de dados referente ao quadro docente, disponibilizado pela UFF, as categorias gênero e raça informadas em cada curso, viabiliza-ram a análise quantitativa. Enfatizando o caráter complementar das metodologias quanti-tativa/qualitativa a análise das trajetórias acadêmicas das docentes negras foi viabilizada pela utilização de um questionário e a partir deste, realizou-se um confronto com o currí-culo lattes de cada professora. Neste estudo, apesar de apontar os avanços obtidos pelas professoras negras em uma instituição federal de ensino superior, também revelam-se as múltiplas manifestações em que o racismo, o machismo, o sexismo e o classismo operam de modo entrecruzado nas trajetórias acadêmicas das docentes que participaram desta pesquisa.

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Biografia do Autor

Gyme Gessyka Pereira dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Graduada e Bacharel em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEduc-UFRRJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF). Realiza estudos e pesquisas acadêmicas nas áreas de Educação para as Relações Étnico-Raciais; Educação Antirracista; Feminismo Negro Interseccional; Gênero e Sexualidades; Ações Afirmativas. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Petrópolis-RJ. Tutora Presencial no Curso de Licenciatura em Pedagogia (UERJ) do Consórcio CEDERJ no polo Nova Friburgo.

Iolanda de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Referências

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

Santos, G. G. P. dos, & Oliveira, I. de. (2024). Mulheres negras na docência universitária: insurgência e transgressão. Revista InterAção, 15(3), e87737. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/87737